4 dicas para a gestão de compras de produtos agrícolas

 em Dicas

A produtividade de um agronegócio é muito importante para aumentar as receitas da empresa, no entanto, outro fator fundamental é fazer uma gestão adequada de compras de produtos agrícolas.

Essa prática é relevante porque ela ajuda a diminuir os custos de produção, fortalece o negócio diante de seus concorrentes e, consequentemente, otimiza os rendimentos, possibilitando que novos investimentos sejam feitos.

Contudo, grande parte dos gestores de agronegócios não domina esse assunto e não dá a devida importância que ele merece. Ao observar esse gargalo no seu negócio, você poderá otimizar a gestão de compras e fortalecer sua presença no mercado.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura deste artigo porque vamos apresentar 4 dicas de gestão de compras de produtos agrícolas que você precisa colocar em prática o quanto antes. Acompanhe!

1. Controle as movimentações dos itens

Você sabe que estoque em excesso significa dinheiro parado e não é isso que almeja, certo? No entanto, a falta de mercadorias também resulta em prejuízo para o negócio.

A fim de evitar essa situação, é de suma importância um bom controle das movimentações dos itens. Dessa forma, é possível identificar com antecedência quais produtos devem ser repostos e quais precisam ser vendidos o quanto antes.

2. Faça um planejamento de médio e longo prazo

O planejamento é importante para evitar que algumas mercadorias sejam compradas além do necessário, deixando de lado as que realmente precisam ser adquiridas naquele momento.

Por meio do planejamento, você conseguirá ter uma visão mais ampla do seu estoque, assim, será possível entender as reais necessidades dele e realizar suas compras de acordo com a programação, seja ela de médio ou longo prazo.

3. Tenha um bom relacionamento com o seu fornecedor

Manter um bom relacionamento com o fornecedor é fundamental para que o agronegócio tenha os produtos no momento certo. No planejamento, você já terá uma noção de quantos fertilizantes vai precisar ter disponíveis em épocas de plantio, por exemplo.

Dessa forma, é possível negociar com o fornecedor a quantidade exata e, com isso, conseguir algum desconto atrativo. Assim, ele terá tempo hábil para entregar as mercadorias e você terá produtos à disposição de seus clientes sempre que eles precisarem.

4. Conte com um estoque de segurança

Quando falamos em gestão de compras de produtos agrícolas é imprescindível contar com um estoque de segurança ou estoque mínimo, como também é conhecido.

Estabeleça uma curva ABC das mercadorias de acordo com o desempenho do seu agronegócio. Dessa maneira, você vai conseguir controlar com mais facilidade os produtos que têm mais saída e os que ficam estagnados no estoque.

Depois de conhecer essas dicas sobre gestão de compras de produtos agrícolas ficou mais fácil de colocar essa estratégia em prática, não é mesmo?

Lembre-se sempre de que o seu negócio depende de uma boa administração a fim de se manter firme no mercado, por isso, não deixe de buscar conhecimento sobre os mais variados assuntos relacionados ao segmento constantemente.

Por falar em aprender, aproveite a oportunidade e conheça as 4 boas práticas para gestão de propriedades rurais. Boa leitura!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

análise de riscopadronização de processos
%d blogueiros gostam disto: