4 dicas para aumentar a produção rural

 em Agronegócio

A produção rural é afetada diretamente pelo clima (como a falta de chuvas e a temperatura excessiva), o que dificulta o controle do nível de eficiência do plantio. Apesar disso, algumas técnicas propiciam melhora nas condições da lavoura sem a necessidade de aumentar a área utilizada para o cultivo.

Neste post, você conhecerá algumas dicas para melhorar a produtividade da sua propriedade e se destacar da concorrência. Continue a leitura!

1. Invista em tecnologia

A tecnologia é uma aliada importante para o produtor rural. Diversos equipamentos e estratégias estão em criação, como o uso de drones — que trazem uma visão mais ampla da lavoura e detectam a existência de áreas improdutivas. Com o seu desenvolvimento, a tendência é que esses aparelhos se popularizem.

Outros equipamentos também auxiliam o produtor a cuidar das suas terras. É o caso dos softwares agrícolas, que auxiliam no mapeamento da propriedade, e também das máquinas modernas, que são mais eficientes e econômicas. O melhor é que essas tecnologias devem ficar mais acessíveis com a sua difusão.

2. Contrate profissionais especializados

Se você deseja aumentar o seu cultivo de forma eficiente, então apostar em funcionários qualificados é uma obrigação. Isso inclui o dono da propriedade, com uma atualização e um estudo constante sobre as novidades e as últimas tecnologias criadas para facilitar a vida dos produtores rurais.

Uma técnica bastante utilizada e comprovada cientificamente é a apicultura. As abelhas ajudam na reprodução das plantas com a polinização e têm benefícios como baixo custo de manutenção e facilidade no manejo. Buscar um profissional que realize esse processo aumenta a produção do local.

3. Busque melhorias constantes no solo

Uma ótima dica para aumentar a produção é a agricultura de precisão, que instala sensores e aparelhos de GPS nas máquinas utilizadas na lavoura. Com essas informações, o produtor conhece melhor a variação no solo e no clima de cada área de plantio, o que permite escolher o melhor tipo de cultura e diminui o uso de fertilizantes.

A rotação de culturas é um conceito conhecido, mas que nem sempre é realizado da melhor forma. É importante pesquisar as características das suas terras e realizar um planejamento para evitar a exaustão do solo — quando ele recebe sempre o mesmo tipo de nutriente e perde a sua qualidade. Por isso, não deixe de alternar o plantio.

4. Mantenha uma boa gestão financeira

Mesmo que o seu foco seja a agricultura familiar, é importante modernizar a gestão dos seus recursos e do seu caixa. Afinal, um bom planejamento financeiro proporciona uma economia no processo produtivo, o que resulta em um faturamento maior. Além disso, investir em novos equipamentos melhora a qualidade dos seus produtos agrícolas.

Existem modalidades de crédito destinadas ao pequeno produtor, como o crédito rural. Uma gestão eficiente evita a realização de empréstimos desnecessários, que rendem juros excessivos e dívidas. Se bem utilizado, esse capital melhora a qualidade da propriedade e possibilita as condições ideais para o cultivo.

Com essas dicas, você será capaz de melhorar a sua produção rural, garantindo um patrimônio maior para a sua família. Com o uso de tecnologias e uma boa gestão dos recursos, é possível aumentar a eficiência do plantio sem comprometer o solo ou prejudicar a natureza. Esse é o caminho para cultivar melhor e sempre.

E aí, o que achou dessas dicas? Você pode compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a melhorarem as suas lavouras!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

agricultura familiartendências do agronegócio
%d blogueiros gostam disto: