Aprenda a diminuir o ciclo de vendas sem perder a qualidade

 em Dicas

O ciclo de vendas de uma empresa pode ser reduzido sem que sua qualidade seja prejudicada. Também dentro do âmbito empresarial, deve-se pensar na otimização dos custos. Esse tipo de ação compõe uma melhor gestão na empresa e consequentemente melhores investimentos.

Com essa premissa, o objetivo deste artigo é mostrar que há vários aspectos que influenciam a área das vendas. Além de evidenciar a importância da inteligência comercial e das formas de diminuir o ciclo de vendas, da automação de processos e da qualificação de leads. Confira!

A inteligência comercial e sua importância no ciclo de vendas

Para a redução no ciclo de vendas é necessário seguir alguns passos, e um deles é investir na inteligência comercial (IC). Também conhecida como inteligência competitiva, essa atividade consiste em analisar e prever como está o consumo de vendas e a situação da concorrência.

O termo surgiu a partir da necessidade das forças militares se defenderem contra ataques inimigos. O termo foi evoluindo e hoje em dia pode ser usado como forma de prognóstico para perda de clientes e ameaça de crédito, por exemplo.

Na hora de realizar a prospecção na empresa, a IC é decisiva para o foco nos clientes em potencial. Os gastos com a busca por esses clientes devem ser mínimos, fazendo com que os procedimentos comerciais sejam rentáveis. Além disso, é preciso salientar alguns pontos importantes que englobam o chamado ciclo da inteligência comercial:

  • planejamento — onde é feita a análise do problema e por consequência a tomada de decisão;
  • coleta — momento no qual se obtém os dados necessários para informação;
  • análise — quando surge a inteligência comercial;
  • disseminação — a última fase é a formalização da inteligência, assim, logo mais o usuário pode usá-la no âmbito da aplicação.

Um fator negativo da inteligência comercial é que muitas empresas não utilizam de forma correta esse processo. O erro está na má utilização dos leads, que se não forem bem estruturados podem comprometer os negócios. Além de uma análise de mercado, a IC contribui para o desenvolvimento de informações sobre leads com potencial de aquisição.

É importante frisar que um dos motivos para a empresa se manter é a solução de problemas relacionados aos consumidores. Cabe ao empreendedor se preocupar com a satisfação do cliente. Com a inteligência comercial, provavelmente a empresa obterá mais Sucesso do Cliente, ação fundamental para cativar e impulsionar mais consumidores.

As maneiras de reduzir um ciclo de vendas

Algumas dicas são fundamentais para que a empresa diminua seu ciclo de vendas, mas que, ao mesmo tempo, não perca sua qualidade.

Além disso, o uso da tecnologia chatbot auxilia no aumento de receita na empresa. Também, serve como um recurso que atende a pedidos de crédito, que deixam de ser burocráticos e facilitam a volta dos clientes. Outra prática é a negociação com fornecedores que, por meio de preços mais acessíveis, podem colaborar com o aumento de receita na empresa.

Em um processo de vendas, temos a oportunidade de utilizar os leads. Eles incluem pessoas ou empresas que se mostram interessados em determinado serviço. Por ainda não serem clientes, alguns leads se tornam uma fonte inviável de receita. Para transformar leads em clientes, é preciso conhecê-los e, assim, fazê-los prosseguir pelo funil de vendas.

A qualificação de leads integra prospectos que têm chances reais de compra. Um procedimento eficiente é quando o empreendedor reconhece os leads que mais trarão oportunidades nos negócios. Ainda, é possível utilizar máquinas de vendas aliadas a utilização da inteligência comercial.

Além disso, novos clientes e a criação de receitas tornam-se parte dessa competência. Já com as etapas do funil de vendas, podemos utilizar diferentes siglas: MQL, SAL e SQL. Elas indicam o nível em que os leads se encontram:

  • MQL — Marketing Qualified Lead — lead de contato comercial;
  • SAL — Sales Accepted Leads — preestabelecidos como forma de confirmar uma verdadeira chance de compra;
  • SQL — Sales Qualified Leads — servindo como um controle de qualidade dos leads. São mencionados em reuniões e posteriormente o vendedor autoriza para a próxima etapa nos negócios.

Outro passo significativo na diminuição do ciclo de vendas é o pós-venda. Essa etapa é tão essencial quanto as outras áreas comerciais. Para tornar esse método eficiente, é necessário analisar os aspectos da empresa e como ela vai se sair nesse passo.

O pós-venda pode ser concretizado pelo grupo de vendas assim como uma equipe exclusiva em consultar o novo cliente. Algumas ações ajudam a deixar sua empresa mais eficiente:

  • cumprir promessas;
  • pensar no melhor para o cliente;
  • não passar o problema adiante;
  • mostrar interesse pelo cliente;
  • ficar um passo à frente;
  • entender que o cliente não está sempre com a razão;
  • não mostrar que está atarefado demais para o cliente;
  • compreender que o cliente às vezes não está errado;
  • os funcionários também são clientes.

Com essas dicas, seus negócios podem fluir melhor e, com isso, trazer novos leads interessados em integrar seu grupo.

A automação dos processos na sua empresa

A automação dos processos é fundamental na contribuição do desenvolvimento de informações nas empresas, além de minimizar os custos operacionais. Com a possibilidade de melhorar a gestão da empresa, novos empreendedores são instigados a experimentar o uso da automação.

Na área das finanças ocorre uma expansão do controle de fluxos, um aumento na capacidade dos dados e, por fim, cria um bom desenvolvimento de estratégias na empresa. Graças à capacidade cada vez maior dos softwares, os procedimentos simples e até os mais complexos são automatizáveis.

Já dentre os principais benefícios da automação dos processos para as empresas, podemos citar:

  • processos mais ágeis;
  • custos reduzidos;
  • alterações na mão de obra;
  • crescimento no volume operacional.

No decorrer do texto, mostramos de que forma uma empresa pode diminuir seu ciclo de vendas e manter sua qualidade nos negócios. Foi possível mostrar que a responsabilidade dos prazos de entrega não cabem apenas ao cliente, mas sim aos avanços tecnológicos mencionados.

Agora que você sabe como diminuir o ciclo de vendas de sua empresa, entre em contato conosco para tirar mais dúvidas acerca desse assunto. Não perca tempo!

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