Aprovação de crédito: como acelerar esse processo?

 em Crédito Rural

Cuidar das finanças do negócio ou da entidade, como uma cooperativa, é essencial para o sucesso. Entre as diversas tarefas, há a questão da política de crédito, que deve ser estruturada e ter alguns critérios. Nesse sentido, também é fundamental pensar em meios de acelerar a aprovação de crédito.

Com um processo mais rápido, a liberação de recursos acontece sem tantas dificuldades e com melhor retorno. Além disso, é uma maneira de criar um fluxo positivo para a organização, sem deixar a segurança de lado.

Na sequência, veja como otimizar os passos de análise e de aprovação e confira quais são as soluções mais interessantes!

Por que é preciso fazer uma análise de crédito?

A análise de crédito serve, basicamente, para reduzir os riscos na concessão de crédito para quem solicita. O processo envolve um estudo completo sobre diversas condições, como o histórico de pagamento da pessoa e o atendimento a algumas regras.

Então, estamos falando de uma etapa prévia que é fundamental para o sucesso da tomada de decisão. Além de oferecer segurança, ela também serve para atender a certas linhas específicas, com requisitos determinados.

Imagine uma cooperativa de crédito, que concede valores para produtores rurais. O processo de liberação do dinheiro começa com uma análise de crédito, que inclui:

  • documentos pessoais;
  • documentos da propriedade rural;
  • garantias quanto ao pagamento.

Ao mesmo tempo, o analista responsável “pontua” o solicitante, de modo a identificar se o valor atende ao mínimo exigido. Os dados são cruzados, e, então, há a criação de uma proposta. Ela é encaminhada para o parceiro financeiro, como BNDES, que aceita (ou não) o pedido. Em caso afirmativo, há validações e registros, com a consequente liberação do crédito.

Trata-se, portanto, de uma etapa essencial para manter a segurança, a confiabilidade e a eficiência, além de evitar erros e retrabalhos.

Como acelerar a aprovação de crédito?

O processo de análise é fundamental e deve ser estruturado de forma a proteger o negócio e as operações financeiras. No entanto, é possível buscar maneiras de acelerar a aprovação de crédito com consistência e bons resultados.

Isso, inclusive, otimiza a experiência das pessoas e faz com que não seja preciso aumentar a equipe, na mesma medida do crescimento das solicitações. A seguir, veja quais são as melhores formas de acelerar a aprovação de crédito!

Padronize as ações

Uma aprovação mais rápida depende de uma análise sem falhas, gargalos ou dificuldades. Por isso, o ideal é estabelecer ações padronizadas e que possam ser seguidas em todos os momentos.

Entenda quais são os requisitos de cada processo, seja ele próprio, seja externo. A partir desses critérios, defina como deve ser a atuação em cada caso. Dessa maneira, há como garantir mais eficiência e um tempo menor de resposta.

Automatize o processo

Para que o padrão seja cumprido com mais eficiência, segurança e confiabilidade, é essencial utilizar a tecnologia. Por meio da automação, é possível atuar em diversas etapas manuais e transformá-las em processos eficientes e de alta capacidade.

É interessante poder usar uma plataforma para a elaboração de propostas e para a automação dos pedidos e da liberação. Como consequência, o desempenho sobre a aprovação de crédito é favorecido.

Conte com uma plataforma completa

Mais que ter o apoio da tecnologia, é essencial apostar em recursos que atendam às necessidades específicas. Por isso, o melhor é ter à disposição uma plataforma que se encaixe, perfeitamente, em suas demandas.

Uma parceria de sucesso, com uma empresa especializada e com bom portfólio, é o ideal. Assim, é possível adicionar regras ou mesmo contar com uma plataforma que já atende às principais exigências. Com isso, a automação é completa.

Defina regras claras

Da mesma forma que é preciso ter padronização, é indispensável estabelecer regras claras sobre a maneira de proceder quanto à análise e aprovação de crédito. Inclusive, isso é exigido em relação ao uso da tecnologia.

A ideia é definir o que se encaixa em termos de taxas de juros, condições de pagamento e outras regras. Assim, é possível garantir que tudo aconteça dentro do que é determinado.

Acompanhe os resultados

Ter rastreabilidade é essencial para entender o que tem funcionado e o que ainda deve ser adaptado. Por isso, o ideal é buscar maneiras de acompanhar os resultados, desde as primeiras etapas até a resposta sobre a aprovação de crédito.

Novamente, a tecnologia pode ajudar. Entenda se as medidas atuais têm reduzido o tempo necessário para executar os processos e identifique o que ainda pode ser otimizado.

Considere outros agentes

Todas essas ações são eficientes para antecipar a aprovação, sem prejudicar a análise. No entanto, elas têm em comum o fato de serem internas, ou seja, ligadas à própria empresa ou entidade. O problema é que há fatores e agentes externos, que devem ser considerados.

Se quem solicita o crédito não apresentar a documentação necessária, o processo vai atrasar. Da mesma forma, os parceiros financeiros precisam ter um bom nível de eficiência. Quando for analisar resultados e pensar na diminuição do tempo, tenha essas questões em mente para ter uma visão adequada.

Fortaleça a comunicação

Considerando que os agentes externos têm grande influência, é essencial tornar a comunicação mais forte e clara. Não deixe que surjam dúvidas sobre quais são os documentos necessários por parte de quem solicita, por exemplo. O atendimento estrito a todas as regras dos parceiros financeiros também facilita o processo – então, vale considerar.

Quanto melhor for o fluxo de informações, mais simples é o caminho para chegar à aprovação do crédito. Portanto, pense em novas maneiras de integrar os diversos pontos exigidos.

Diversifique as soluções

Garantir adaptação e trazer flexibilidade são pontos essenciais para um processo que se torna continuamente melhor. Por isso, é indispensável pensar em meios para diversificar as soluções utilizadas e apresentadas.

Contar com bons parceiros, em termos de tecnologia, é especialmente necessário. Com o uso de aplicativo próprio, por exemplo, há um rastreio maior sobre o tempo exigido para a liberação. Da mesma forma, outros recursos na plataforma são interessantes e devem ser considerados.

Quais são os benefícios da tecnologia?

Como dito, a tecnologia deve fazer parte do aumento de eficiência e agilidade quanto à aprovação de crédito. Com a escolha da alternativa ideal ou mesmo com a construção dela junto a um parceiro, é possível obter diversos benefícios.

Graças à automação de tarefas, o processo se torna mais rápido, eficiente e à prova de erros. Tudo isso amplia a confiabilidade de dados e faz com que as etapas ocorram com menos riscos de retornem ao ponto inicial.

Além disso, é uma maneira de padronizar situações e de melhorar a visibilidade sobre informações e etapas. Com ela, não é preciso aumentar o tamanho do time na mesma medida das solicitações, o que também ajuda a empresa.

A análise e a aprovação de crédito são essenciais para manter a segurança do negócio e de suas finanças. Já que o uso da tecnologia é uma das soluções, o ideal é contar com a SoftFocus. Com muita experiência e conhecimento no mercado, a empresa conta com ferramentas completas para auxiliar seu processo.

Entre em contato conosco e descubra como o nosso portfólio pode acelerar essa etapa em seu negócio!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

pequeno produtor
%d blogueiros gostam disto: