O que é o balanço hídrico e quais as suas vantagens? Veja aqui!

 em Dicas

O balanço hídrico é um recurso utilizado para quantificar as entradas e saídas de água em um intervalo de tempo. Basicamente, trata-se do levantamento de condições e variáveis que, contabilizadas, ajudam a diagnosticar e prognosticar o ciclo da água no solo.

No plantio, ele é de suma importância para que se entenda o fluxo hídrico dentro do sistema solo-planta — fator que influencia diretamente a produção —, tendo em vista que permite ao produtor rural tomar as melhores decisões possíveis.

Além disso, as informações envolvidas no balanço hídrico ajudam a aprimorar os processos de irrigação — como o manejo de irrigação —, gerando, consequentemente, redução de custos relativos ao consumo de água para a atividade.

Será que há mais vantagens em investir no balanço hídrico? Sim. Para justificar a resposta, apresentamos neste artigo outros 3 benefícios desse sistema. Acompanhe a lista!

Análise e mensuração do investimento

Quando o assunto é investimento, é normal que haja certa preocupação quanto às possibilidades de mensurá-lo e, assim, chegar ao ROI (Return on Investment). Nesse sentido, o balanço hídrico não impõe obstáculos para se avaliar o retorno financeiro.

De que modo o ROI é avaliado nesse caso? A princípio, trabalha-se com duas métricas: o custo do balanço hídrico (implantação e manutenção) e os ganhos com a previsibilidade adquirida a partir da ferramenta.

Vale frisar que boa parte das informações sobre o clima pode ser obtida em banco de dados disponíveis na internet. Isso significa que a adoção da prática tem seus custos significativamente reduzidos em função dessa facilidade.

Otimização na elaboração de estratégias e planejamento

A partir do momento em que dispomos de informações precisas e bem detalhadas, temos a vantagem de elaborar um planejamento mais minucioso e, claro, inteligente, tendo em vista que os dados, por meio de metodologias e análises técnicas, denotam fatos — isto é, não há intuição.

Dos fatos podemos extrair tendências e previsões úteis na hora de compormos uma estratégia. Quanto melhores e mais eficientes as estratégias, maior será o ROI e, consequentemente, o benefício em trabalhar com balanço hídrico.

Melhoria de desempenho dos mecanismos de irrigação

A irrigação, quando mal aplicada, pode acarretar em excesso de água no solo, bem como deixá-lo escasso. Ou seja, dois extremos que, se não geram o consumo desnecessário, prejudicam o andamento da produção — com isso, os prejuízos financeiros acabam sendo ainda mais graves.

Em meio a esse contexto, o balanço hídrico agrega eficiência à irrigação na medida em que, contabilizado, estima a relação entre quantidade de água e tempo de irrigação para as culturas.

Todavia, a garantia de que as vantagens elencadas até aqui sejam obtidas no cultivo, é fundamental que o mapeamento da previsão do deficit hídrico seja feito adequadamente — evitando o desperdício de recursos hídricos, por exemplo.

O mapeamento requer levantamento de dados acerca de fatores climatológicos e meteorológicos. Logo, o investimento em soluções tecnológicas de cultivo inteligente, como a irrigação via atmosfera, vai de encontro ao balanço hídrico eficaz.

Gostou das dicas que apresentamos neste artigo? Então vamos disseminar conhecimento: compartilhe o conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

como fazer amostragem de solosegurança de dados em instituições financeiras
%d blogueiros gostam disto: