[CASE DE SUCESSO] Softfocus e Cresol Baser – Fluxo de Proagro

 em Seguro agrícola

Com mais de 200 mil famílias espalhadas por 9 estados do país, a Cresol Baser é referência na aproximação de seus cooperados a serviços financeiros. Entre os apoios oferecidos a pequenos e médios produtores rurais, está a mediação com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, o Proagro. Essa iniciativa do governo federal visa proteger os agricultores contra intempéries típicas do setor.

Para garantir o benefício, a Cresol necessita que seus associados forneçam uma série de documentos. No entanto, o crescimento da base de famílias — e o consequente aumento dos dados processados — começou a trazer dificuldades para o fluxo de trabalho.

Por utilizar um sistema manual, as informações precisavam ser registradas em diversas planilhas para, posteriormente, serem vinculadas ao sistema de controle utilizado.

Esses procedimentos rudimentares criavam um grave problema para a Cresol e seus associados: a negativa de crédito pela fonte de recurso — normalmente o BNDES ou o Banco Central.

Isso acontecia devido às dificuldades para a validação das informações enviadas pelos cooperados. Como o preenchimento era manual, era comum que colaboradores da Cresol errassem os dados ou não observassem questões burocráticas importantes, como a impossibilidade de requisição por alguém que já excedera o limite de pedido de crédito.

O que fazer para solucionar esse problema?

A resposta encontrada foi investir na introdução do software de gestão de Proagro da Softfocus. Neste post, você vai entender como adoção da tecnologia diminuiu a incidência de erros, otimizou os processos e permitiu que a Cresol utilizasse de forma melhor a sua força de trabalho.

Boa leitura!

Como o software da Softfocus ajudou a Cresol Baser?

“Na nossa avaliação, a automatização do fluxo do Proagro foi revolucionária. Eram pouquíssimos os projetos desenvolvidos no Brasil nesse sentido, então, graças à parceria com a Softfocus, a Cresol Baser pôde trabalhar com uma ferramenta muito eficiente, e que hoje é referência nacional.”

A afirmação acima é do supervisor do departamento de Proagro da Cresol Baser, Delazir Mascarello. Ele ressalta, ainda, que a imagem da central junto aos clientes e às cooperativas associadas melhorou, uma vez que os processos tornaram-se mais ágeis e a gestão de dados ganhou mais credibilidade.

Entenda, a seguir, os principais benefícios oportunizados no fluxo de trabalho da Cresol Baser.

Diminuição do tempo de resposta

A introdução do software da Softfocus reduziu de forma significativa o tempo para a requisição de crédito no Proagro.

Anteriormente, o fluxo completo demorava em torno de 20 dias para ser realizado. A partir da adoção da tecnologia, esse tempo passou a levar entre dois a cinco dias. Essa diferença enorme representou um avanço estratégico aos fazendeiros.

Com a melhoria do prazo de resposta para a requisição, hoje é possível aguardar mais tempo para verificar se de fato há a necessidade ou não de solicitar o crédito. Ou seja, o produtor pode acompanhar as mudanças no negócio por um maior período, pois sabe que o retorno do Proagro será fornecido imediatamente.

Isso acontece porque o software possibilita que as cooperativas enviem todas as informações que os bancos necessitam e torna acessível aos agricultores os dados e documentos necessários para completar a operação.

Aumento da produtividade

Outra vantagem observada pela Cresol Baser foi o aumento da produtividade de seus colaboradores. A partir da implementação da ferramenta da Softfocus, o sistema cooperativo registrou um desempenho muito maior.

A estimativa é de que, se ainda utilizasse o sistema anterior de requisição de Proagro, o crescimento da demanda observada exigiria que o número de funcionários fosse três vezes maior ao atual.

Mais confiabilidade

O software atua em tempo integral e pode ser configurado para diferentes serviços. Dessa forma, a Cresol Baser realiza diversas consultas e consegue validar as informações de forma precisa.

Com os dados alinhados e os ruídos de comunicação diminuídos, o comitê de análise consegue efetuar o julgamento dos pedidos de forma mais objetiva, reduzindo as negativas influenciadas por falta de informações ou pela ponderação subjetiva de quem apreciava a solicitação.

Dinamismo

Graças à capacidade de adaptação do software, a Cresol Baser consegue responder rapidamente às mudanças nas normas do crédito rural. Ou seja, quando as regras são alteradas pelo governo, é possível atualizar o sistema para  manter o atendimento às famílias no mesmo ritmo.

Como a Cresol Baser conheceu a solução da Softfocus?

A parceria entre a Softfocus e Cresol Baser já supera uma década. Em 2007, a fim de aprimorar o fluxo de comunicação interna, a empresa de tecnologia criou o módulo de Intranet da cooperativa.

Com o sucesso do projeto, a Softfocus passou, então, a desenvolver um sistema de contratação de operações rurais para a Cresol Baser. Dessa forma, quando a Cresol identificou a necessidade de informatizar a gestão de Proagro, a Softfocus surgiu como a primeira opção de contato.

Depois de sucessivas reuniões para mapear as necessidades, identificar os processos e  construir soluções, foi firmado o acordo para, em 2009, para o desenvolvimento do módulo de contratação de crédito.

Com o passar dos anos, o projeto evoluiu para contemplar projetos técnicos de viabilidade do crédito e para agregar os processos de seguro e de fiscalização.

A parceria hoje

“O ponto mais positivo que pode ser visto na relação entre a Cresol e a Softfocus diz respeito à empatia e à humanidade dessa parceria”, analisa Delazir Mascarello, supervisor do departamento de Proagro da Cresol Baser.

Ele destaca ainda: “Sempre que uma solução está sendo desenvolvida, os colaboradores da Softfocus buscam se inserir no contexto da Cresol para ver quais são as principais dores e, consequentemente, quais melhorias seriam mais positivas”.

O supervisor entende que esse é o principal aspecto que fez com que a parceria se desenvolvesse ao longo de tantos anos. “Se houvesse uma burocratização a ponto de não ter esse contato humano bem próximo, a parceria não teria sido tão efetiva”, revela.

A introdução do software para fluxo de Proagro da Softfocus, portanto, permitiu que a Cresol Baser diminuísse o tempo de resposta a seus cooperados em 15 dias ao mesmo tempo em que reduzia a incidência de erros e otimiza o uso de suas equipes de colaboradores.

Além disso, o dinamismo da ferramenta possibilita que ela seja adaptada tão logo novos regramentos sejam definidos pelo governo federal. A melhoria implementada refletiu também no planejamento dos agricultores, que ganharam mais tempo para decidir se necessitam ou não do crédito.

Gostou desse case de sucesso? Então que tal fazer como a Cresol Baser e aproveitar os benefícios que o software da Softfocus pode oferecer para o seu negócio? Para isso, basta entrar em contato conosco!

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