[Case de sucesso Softfocus] Mudança de ano: safra com liberação de recurso em tempo recorde

 em Crédito Rural

A parceria entre Cresol Central e Softfocus surgiu há mais de 5 anos e tem resultado na criação de soluções específicas para o Agronegócio antes nunca vistas no Brasil — que trouxeram benefícios e oportunidades a milhares de famílias que têm o seu sustento nesse ramo.

Em mais um case de sucesso fruto dessa colaboração, explicaremos como o SICOR Fácil juntamente com o BNDES Fácil ajudou a cumprir, em tempo recorde, um dos seus maiores desafios: a implementação de um sistema que permite ao agricultor solicitar crédito junto à instituição que irá utilizar apenas um navegador de internet, ou seja, por meio de ambiente web.

Quer saber mais sobre como essa história se desenvolveu e, principalmente, o rendimento de todos os esforços voltados ao projeto da Cresol? Acompanhe, neste texto, os detalhes que serviram de alicerce para esse case de sucesso.

A solução oferecida pela Cresol

Conhecida e bem consolidada no mercado (com 23 anos de história), o sistema Cresol é um Sistema Cooperativo referência em Crédito Solidário, sendo a maior empresa que oferece esse tipo de serviço em todo o país.

Segundo Etileiver Paludo, coordenador de crédito da Cresol Central, a empresa oferece “um sistema integrado de crédito aderente às normativas do Banco Central do Brasil e às regras definidas pelas centrais da Cresol, usado para a contratação de crédito rural de ponta a ponta, centralizando e organizando o fluxo completo de repasse de financiamento em ambiente web”.

Devido às constantes mudanças referentes ao crédito rural, sobretudo por conta das normativas e operações das principais instituições financeiras (atualizadas ao longo dos anos), a demanda aumentou consideravelmente, dando origem à necessidade de melhorias no sistema Cresol.

Os desafios da Cresol para liberação de safra

Fornecer acesso a crédito a mais de 200 mil famílias, distribuídas em 9 estados do Brasil é uma missão que requer, além da vontade de fazer a diferença na vida do agricultor familiar, um time de experts capacitados e tecnologia de ponta para sustentar o alto volume de operações.

O crescente número de famílias cooperadas gera demandas vastas e frequentes, que envolvem requisições, operações e procedimentos bancários — que precisam ser efetuados conforme as regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil e critérios do BNDES.

A Cresol, frente à tamanha responsabilidade, idealizou a implementação de um sistema web para viabilizar a solicitação de recursos online, mas a demanda de acesso tinha um volume sem precedentes — detalhe que serviu de alerta para a necessidade de soluções que agregassem agilidade às operações do sistema.

O sistema até então utilizado pela Cresol não atendia à tal necessidade, fazendo com que persistissem problemas que comprometiam a qualidade do serviço, envolvendo:

  • conformidade das operações e dos dados informados;
  • registros junto às instituições bancárias;
  • padronização de operações;
  • forma de contratação.

Para resolvê-los, não bastava contratar um serviço para desenvolvimento de software: a superação requeria o suporte de uma empresa que respirasse o setor financeiro e as instituições nele inseridas, isto é, com forte expertise no sistema bancário.

Devido a esse e outros motivos — como o tempo de mercado, o entendimento das regras de negócio e a própria parceria já existente —, a Softfocus, junto à Cresol, ficou encarregada de fornecer a solução adequada, dando origem a novas funcionalidades e ao SICOR Fácil.

As novas funcionalidades desenvolvidas pela Softfocus

O primeiro passo da Softfocus para otimizar o sistema na liberação de recursos foi a implantação de funcionalidades específicas, criadas para facilitar a comunicação com BNDES e Banco Central. Confira, a seguir, quais foram elas.

Integração com o sistema online do BNDES

Solicitar crédito rural pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos meios mais utilizados pelo agricultor familiar para investir no desenvolvimento do agronegócio familiar. Portanto, otimizar os processos ligados à liberação de recursos do BNDES era imprescindível.

Aproveitando as mudanças do formato de contratação no sistema do BNDES — e a adoção das centrais da Cresol a elas —, a Softfocus desenvolveu uma funcionalidade que estabelece a autenticação junto ao sistema do BNDES online.

Com essa integração, o processamento de dados entre os sistemas BNDES e o Sistema de Gerenciamento de Risco Operacional (SGRO), responsável por monitorar as perdas operacionais por meio de uma base de dados sistematizada, permite que o status da operação seja encaminhado à cooperativa em tempo real.

Criação do SICOR Fácil

O Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro, implementado pelo Banco Central com o objetivo de fiscalizar as instituições que fornecem crédito rural, registra mensalmente o saldo devedor de quem solicitou financiamento, bem como o status de adimplência e outras informações.

Enviar as operações para o Banco Central, no entanto, ainda envolvia diversos problemas que o sistema antigo da Cresol não solucionava, o que gerava desorganização e lentidão aos processos.

A criação do SICOR Fácil, uma das soluções mais recentes desenvolvidas com a Softfocus, eliminou todos esses problemas, e fez com que as operações fossem executadas de maneira mais uniforme — o que facilitou significativamente o processamento de dados.

Resultados impressionantes com liberação de recurso em tempo recorde

Graças aos benefícios das novas implementações da Softfocus no sistema, a Cresol obteve resultados que não somente atenderam às necessidades de negócio, mas que facilitaram a vida de milhares de famílias que conseguiram solicitar crédito com agilidade e comodidade.

“Passamos a liberar as operações mais rapidamente. Exemplo disso é que já estamos com um mês de antecedência em comparação à safra anterior. Foi um investimento grande, mas que atendeu à demanda que precisávamos para que as liberações acontecessem com mais agilidade.”, diz Etileiver Paludo.

Ainda de acordo com Paludo, a Softfocus oferece um sólido conhecimento nas regras de negócio, atendimento de alto nível e soluções rápidas dos problemas, o que faz dela uma parceira insubstituível para empresas inseridas no setor bancário e/ou com expertise no ramo de agronegócio.

Por meio das informações que a presente história envolvendo as parceiras Cresol e a Softfocus conta, mostramos algumas das soluções que desenvolvemos para Cooperativas de Crédito e Bancos Comerciais, e principalmente os resultados positivos que a tecnologia tem a oferecer.

Se o seu negócio requer soluções específicas e que sejam oferecidas por um fornecedor que tenha know-how no segmento, conheça melhor a Softfocus e as nossas soluções.

Decidido a usar a tecnologia em favor da sua empresa? Fale com um dos nossos consultores!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

crédito ruralcrédito rural
%d blogueiros gostam disto: