Como escolher o melhor crédito rural? Entenda

 em Crédito Rural

Uma das opções para desenvolver a sua lavoura e melhorar a qualidade dos produtos agrícolas é recorrer a recursos junto às instituições financeiras. Porém, você tem uma estratégia para conseguir o melhor crédito rural? Antes de você contratar um empréstimo, é importante ter em mente alguns pontos.

O principal deles é o planejamento para pagar todas as parcelas sem atrasos e dívidas. Para facilitar esse processo, existem algumas dicas para você encontrar as melhores condições para pegar o crédito e crescer a sua propriedade. Quer saber como? Continue a leitura!

Por que optar pelo crédito rural?

O crédito rural é um modelo de empréstimo para o produtor investir na sua lavoura, seja para o investimento em novas tecnologias, seja para garantir a renda das famílias do campo. A principal vantagem é a sua taxa mais baixa comparada a outros tipos de financiamentos, o que é explicado pela importância do agronegócio na economia.

Esses recursos são utilizados pelos pequenos produtores para melhorar a eficiência da sua propriedade e gerar melhores resultados. A atividade é um dos motores do PIB brasileiro, que desde 2017 vem em alta após dois anos de retração. Com um bom uso, os agricultores e pecuaristas transformam a sua realidade e a de todos no entorno.

Quais os tipos de crédito rural?

O crédito rural é dividido em três modalidades, que correspondem às etapas da safra e ao aumento da capacidade de produção das lavouras. Veja a explicação de cada categoria!

Custeio

É o mais pedido pelos produtores e aplicado no ciclo produtivo. Os recursos devem ser utilizados para a compra de insumos, animais e trato das culturas, entre outros fins. Na agricultura, o tempo máximo para o pagamento é de 14 meses.

Investimento

O crédito de investimento serve para melhorar as condições do cultivo e aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro. Aquisição de máquinas com vida útil acima de cinco anos, obras de irrigação e processo de georreferenciamento são utilizações possíveis desse recurso.

Comercialização

Nessa modalidade, os recursos servem para garantir a distribuição no mercado, além de servir para armazenagem em períodos de queda de preço, por exemplo. Também existe o crédito de pré-comercialização, que é concedido logo após a fase da colheita.

Powered by Rock Convert

Como escolher o melhor crédito rural?

Quer investir na sua propriedade, mas não sabe como aproveitar a melhor oportunidade? Conheça as nossas dicas para não errar nesse momento!

Defina o objetivo do crédito

Com essa divisão em três modalidades, o crédito rural permite o desenvolvimento da lavoura e boas safras para o produtor. Porém, ele deve definir anteriormente o seu objetivo principal: se for aumentar a tecnologia da lavoura, o crédito de investimento é o mais indicado, por exemplo.

Procure as melhores taxas

Pela importância do agronegócio para a economia brasileira, as taxas do crédito rural são mais vantajosas do que outras categorias de empréstimo. Quando você tomar a decisão pelo modelo de crédito, procure as instituições e conheça as condições de pagamento, o que inclui taxas de serviço e prazos.

Atente ao valor das parcelas

Como é o fluxo de caixa da sua lavoura? Quais as obrigações que precisa arcar todos os meses para não ficar devendo? Ao contratar um crédito rural, você assume um compromisso, valor que é pago em parcelas. Muitos produtores se complicam financeiramente porque não conseguem quitá-las, ou seja, contrate o valor exato.

Com essas informações, você será capaz de encontrar o melhor crédito rural e melhorar a sua produção. Lembre-se de que esses recursos devem ser utilizados com cautela e planejamento, já que a inadimplência pode complicar o acesso ao crédito no futuro e comprometer o seu orçamento.

Gostou deste artigo? Para receber mais conteúdos especiais sobre o agronegócio, assine a nossa newsletter e se mantenha informado!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

projeto de crédito ruraljuros do crédito rural
%d blogueiros gostam disto: