Como funciona a simulação de crédito no Brasil? Nós explicamos!

 em BNDES

Fundamental e de extrema importância para quem está pensando em pedir um empréstimo financeiro, a simulação de crédito se faz mais do que necessária para que se possa evitar as “armadilhas” e compreender se a determinada oferta não estará colando-o em uma cilada.

Quando o assunto se refere a uma tomada de crédito, é preciso ter cuidado e muita atenção em relação às condições oferecidas pelas instituições financeiras. De qualquer maneira, preparamos este artigo para apresentar os principais pontos sobre a simulação de crédito no Brasil. Então, não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!

Qual a importância da simulação de crédito?

Para começar, é muito importante que a importância da simulação de crédito seja muito bem esclarecida. A primeira observação a se fazer, nesse caso, é quando ela não realizada, a probabilidade de se deixar passar informações relevantes e que poderiam prejudicar as suas finanças é muito maior.

Nesse sentido, estamos nos referindo aos fatores envolvidos no aspecto que acabamos de citar, ou seja, as condições oferecidas pelas instituições financeiras. É essencial avaliar todos os encargos relacionados ao empréstimo, como o valor da parcela, os prazos de pagamento, as taxas de juros e multas por atraso no pagamento.

E é justamente isso o que propõe a simulação de crédito que, além de apontar a incidência de cada um desses elementos na sua concessão, dirá qual das modalidades (ou agentes financeiros) disponíveis oferecem a melhor condição para você.

Tenha em mente que um empréstimo feito às pressas e não simulado previamente pode resultar em dores de cabeça. E mais do que apenas prejudicar o seu orçamento, dependendo das circunstâncias — taxas de juros abusivas e parcelas em desacordo com as suas possibilidades —, você será abatido pelas dívidas.

Dessa forma, seu nome poderá ficar sujo e, consequentemente, ter um golpe no seu histórico pessoal. E se porventura você necessitar de um novo empréstimo, as chances de consegui-lo diminuem consideravelmente — se aprovado, as condições podem colocá-lo em um risco ainda maior.

Portanto, ao utilizar um simulador de crédito você poderá se antever a uma decisão mal feita, escolhendo a alternativa menos arriscada e a mais adequada a sua realidade.

O que é a análise de crédito?

Para dar sequência a este artigo, “fugiremos” um pouco da simulação para falar sobre a análise de crédito. E o porquê disso? A resposta é fácil! Quando se pede um empréstimo, os bancos sempre farão essa avaliação antes de emprestar o dinheiro.

Isso ocorre pelo simples fato de que eles querem ter o máximo de certeza no que corresponde ao potencial de pagamento do solicitante. E é aí que mora o problema, pois, dependendo do risco em que ele é associado, os fatores que envolvem a simulação de crédito podem ter seus índices alterados.

Por essa razão, a sua primeira preocupação deve ser a de estar com o seu nome devidamente limpo. Se tudo está em dia e não exista nada que possa sujá-lo, registre-se no Cadastro Positivo, um programa do Serasa Experiam.

Em resumo, trata-se de um serviço que facilita a vida dos agentes financeiros por meio do histórico de pagamento das pessoas e empresas. Se as suas informações forem positivas, é possível negociar empréstimos com taxas menores.

Vale ressaltar, ainda, que ao observar boas indicações no Cadastro Positivo, as instituições providenciarão o crédito de uma forma muito mais rápida. Aliás, a velocidade da liberação também é um ponto a salientar, pois, quanto mais rápida ela for, melhor — tudo dependerá da urgência em que se tem para receber os fundos.

Quais são as ferramentas disponíveis para a simulação de crédito?

Apresentaremos agora algumas das ferramentas que você pode utilizar para realizar a simulação de crédito. São elas:

Ao verificá-las, você notará que cada uma delas têm as suas próprias finalidades. Além desses simuladores, existem outros que também podem ajudar a descobrir os números que se relacionam a um determinado empréstimo, como:

  • Calculadora do Cidadão: ferramenta do Banco Central que permite descobrir a taxa de juros embutida em um financiamento a partir do valor financiado e da prestação;
  • Fenabran Star: solução da Federação Brasileira de Bancos que possibilita comparar as tarifas cobradas pelas instituições, oferecendo pacotes padronizados.

No entanto, se você quiser ter um serviço o mais personalizado possível e que facilite a simulação de crédito, de modo a atender as particularidades da sua demanda, a dica é: utilize um software que atue junto às instituições financeiras. Isso porque ao aderir a esse tipo de tecnologia, você terá uma plataforma de trabalho integrado ao Banco Central, BNDS, entre outros.

Quais são as vantagens da simulação de crédito?

No que diz respeito às vantagens da simulação de crédito, a principal observação a se fazer é o fato de que ao analisar os indicadores envolvidos de maneira prévia, você terá a chance de ser mais proativo nas negociações.

Isso sem falar que essa é a única forma de conhecer todas as oportunidades que o mercado está oferecendo. Assim, é possível saber quais são as mais proveitosas e adequadas para o seu caso, por exemplo.

Como esse recurso é utilizado na prática?

Para concluir, não poderíamos deixar de elucidar como a simulação de crédito é utilizada na prática. Por meio dos simuladores, basta adicionar as informações que você deseja solicitar na operação. Escolha qual o prazo de quitação para o empréstimo ou o valor da parcela que você está apto a pagar mensalmente, e a ferramenta apresentará um cálculo com as taxas de juros médias para a modalidade escolhida.

E para quem quer simplificar o processo de contratação de empréstimo, a Creditas pode ajudar, já que opera como um correspondente bancário. Agora, se você quer distâncias das burocracias tradicionais, dê uma averiguada na Biva, uma plataforma digital que conecta investidores que desejam emprestar o seu dinheiro para quem precisa de capital para investir.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a simulação de crédito no Brasil. Se quiser saber mais e deseja ficar por dentro de outros conteúdos tão relevantes quanto a este, siga e acompanhe as nossas redes sociais — estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

5 Cs do créditoempréstimo bndes como funciona
%d blogueiros gostam disto: