Como minimizar o risco operacional de forma eficaz?

 em Dicas

Planejar ações que não surtem efeito conforme o esperado e sofrer prejuízos financeiros por conta de falhas humanas são exemplos de situações envolvidas no risco operacional.

Trata-se de algo recorrente no mundo dos negócios, estando a sua origem ligada à gestão empresarial; logo, evitá-la ou mitigar os seus efeitos requer análise e estratégia. É justamente nessa etapa que o gestor tende a se perder.

No mercado financeiro, por exemplo, mapear riscos e gerir adequadamente a carteira de clientes são duas tarefas imprescindíveis para reduzir as chances de imprevistos acontecerem. Porém, atualmente, isso demanda uso de tecnologia para lidar com tantas informações.

Mas não se preocupe. No presente conteúdo, abordamos mais detidamente essas e outras atividades que ajudam a minimizar o risco operacional de forma eficaz. Para saber mais, acompanhe as quatro dicas práticas que você pode aplicar o quanto antes. Vamos a elas?

Faça uma boa gestão da carteira de clientes

Gestão de carteira é um termo comum da área de vendas, e significa a relação de clientes com os quais a empresa mantém relacionamento. Quando você concede crédito a produtores rurais cujo negócio está em franco crescimento, gerenciar a relação com eles é um ótimo meio de conseguir novas concessões.

No entanto, em meio a tantas aprovações, a instituição financeira corre o risco de sofrer inadimplência por conta de análises falhas. Não é por acaso que a gestão de crédito seja fundamental para que os contratos sejam firmados de acordo com as condições reais do cliente de honrar o compromisso.

Padronizar a análise de crédito está, também, entre as melhores práticas para reduzir risco operacional. Dessa maneira, a empresa estabelece critérios para todas as solicitações, o que ajuda a evitar irregularidades.

Invista em sistemas que automatizem processos

O dinamismo da informação, a transformação digital, a demanda por agilidade, os métodos de interação com os bancos, entre outros fatores, diminuem a cada dia o espaço das instituições que não investem em sistemas modernos para simplificar as operações.

Quando se fala em risco operacional, a falha humana costuma originar grande parte dos problemas; afinal, estamos sempre sujeitos a errar. Porém, diversas atividades já podem ser assumidas pelo computador a partir de sistemas de software próprios, garantindo processos livre de erros operacionais.

Analise os riscos para elaborar planos de ação

Pegando o gancho do uso de software para mitigar riscos, um dos maiores benefícios da tecnologia é o suporte à análise de riscos.

Suponhamos que algo errado esteja acontecendo e você não faz ideia do que seja, tampouco imagina como solucionar o problema. Eis que você arregaça as mangas e começa a investigar. O primeiro obstáculo, entretanto, já o desanima: relatórios e mais relatórios, seja em papel, seja em planilhas armazenadas no computador. Simplesmente, não há como identificar esse e outros riscos, pois há muito a se fazer no dia a dia.

Numa perspectiva de empresa dotada de recursos tecnológicos sofisticados, decerto a varredura seria concluída em instantes, pois os registros estariam bem organizados, refinados e fáceis de localizar. Bastaria analisar o risco e, então, criar um plano de ação para coibi-lo.

Utilize dados e informações nas tomadas de decisão

Na mesma linha do exemplo anterior, o sistema — e sua capacidade de coletar informações relevantes — tem muito a contribuir com a tomada de decisão. Isso não significa que a intuição do gestor tenha de ser extinta, e sim que o talento seja aliado à inteligência.

Se você toma indecisões baseadas em fatos fica muito mais fácil utilizar de sua experiência para buscar soluções concretas. Ou seja, há menos riscos de chegar a conclusões precipitadas e ineficientes, as quais o fariam desperdiçar tempo (e dinheiro).

Seguindo as dicas acima, você estará dando um passo importante para minimizar o risco operacional do seu negócio, contribuindo para o seu crescimento saudável. Vale lembrar: quando entra em questão o uso de tecnologia, opte por um fornecedor experiente no ramo financeiro para obter o melhor resultado possível.

Aproveitando que falamos sobre análise de riscos, veja como fazê-lo na concessão de crédito!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

como ganhar dinheiro em uma pequena propriedade ruralentressafra
%d blogueiros gostam disto: