Como o uso de drones na agricultura tem gerado melhores resultados?

 em Agronegócio

As evoluções no campo brasileiro estão a todo vapor e a tecnologia se transformou em uma aliada para melhorar a produção. Uma das novidades implementadas nos últimos anos foi o uso dos drones na agricultura, que permite o acompanhamento das lavouras com imagens precisas e sensores eficientes.

Esses veículos aéreos não tripulados são utilizados para diversos fins, como gravações de vídeos e entregas autônomas — os gigantes Google e Amazon disputam esse mercado. No agronegócio, eles são importantes em todas as fases de produção, desde a análise das culturas até a prevenção de pragas.

Quer conhecer melhor o impacto dos drones nas propriedades rurais? Continue a leitura e veja como se beneficiar disso!

Quais as funcionalidades dos drones na agricultura?

As câmeras e os sensores que os drones carregam têm usos variados na agricultura, o que gera informações relevantes sobre a produção e embasa a aplicação das técnicas de agricultura de precisão. Esse conceito significa a adoção de tecnologias para aumentar a eficiência da lavoura.

A versatilidade é um dos pontos altos do drone, já que ele é um equipamento pequeno, não precisa de piloto e pode fazer voos rápidos e baixos na lavoura. Outra questão é que ele pode atuar em conjunto com os maquinários envolvidos diretamente na produção, com destaque para a programação do piloto automático.

Apesar de ser um mercado ainda restrito no país, muitas pequenas empresas e startups estão investindo para aumentar o acesso a essa tecnologia. Em 2017, esse setor faturou R$300 milhões e a tendência é que esse valor cresça nos próximos anos com a diminuição dos custos.

Separamos os usos mais comuns para você conhecer e planejar o emprego na sua lavoura. Confira!

Análise de culturas

As imagens e os mapas captados possibilitam a detecção de pragas e doenças nas plantas, o nível de nutrientes do solo e a análise do posicionamento do plantio, entre outras funções.

Quantidade correta de insumos

Os preparativos para a produção são facilitados com a definição dos insumos necessários, o que aumenta a qualidade dos produtos e diminui o impacto no meio ambiente.

Área de plantio

Os drones, junto com os softwares, fazem uma análise das terras e verificam as áreas que estão mais propícias para receber as culturas. Além disso, eles também garantem a simetria das linhas.

Informações em tempo real

No passado, o agricultor só conhecia os resultados da safra no momento da colheita. Com as informações atualizadas, é possível corrigir erros durante o processo e diminuir as perdas.

Segurança

Além dos benefícios para plantio e colheita, essas imagens funcionam como uma vigilância dos limites da propriedade e inibem furtos e práticas criminosas.

Qual a regulamentação do seu uso?

Como os drones utilizam o espaço aéreo, as suas operações de aerolevantamento devem ser autorizadas pelo Ministério da Defesa. O responsável por esse controle é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que pertence à Força Aérea Brasileira e divulga as regras desses voos.

Estão incluídas nessas normas as operações de mapeamento aéreo e registro de dados nas lavouras, além do uso de sensores para buscar informações no solo e nas plantas. Por isso, antes de contratar uma empresa que utilize os drones, verifique se ela tem as autorizações do MD para evitar problemas legais.

Quais as vantagens do uso de drones na agricultura?

Como são equipamentos menores, os drones trazem benefícios importantes para os produtores rurais. Confira os quatro principais!

Imagens de alta qualidade

As imagens retiradas dos drones têm uma qualidade excelente, o que muitas vezes ultrapassa as que foram tiradas em aviões especiais ou satélites. Uma das explicações é que, por ser um veículo que pode voar a poucos centímetros do chão, as suas câmeras conseguem registrar as informações com maior precisão.

Custo reduzido

O retorno do investimento com os drones é rápido, pois a sua utilização integrada com softwares e outras tecnologias diminui perdas e aumenta a eficiência da produção. Além disso, os equipamentos são capazes de voar todas as semanas por um custo baixo — seus valores estão em queda com a popularização.

Maior flexibilidade de imagens

Com um voo, é possível captar imagens de dezenas ou centenas de hectares da lavoura. Além disso, como o aparelho é controlado por controle remoto, pode-se escolher exatamente o local que ele deve sobrevoar e quais fatores devem ser observados — algo praticamente impossível com os satélites.

Diminuição das perdas

Os drones também são considerados um modo de proteção das lavouras. Nos seus voos, eles são capazes de visualizar pragas e doenças nas plantas no seu estágio inicial e auxiliam na tomada de decisão. Outro benefício é no controle dos focos de incêndio com a sua detecção antes de se espalhar.

Como ter acesso a essas novas tecnologias?

A popularização dessas inovações tem a vantagem de diminuir o custo de implementação. Porém, para os pequenos e médios produtores, é difícil ter recursos para utilizar os drones nas suas lavouras. É nesse contexto que o crédito rural ganha importância, já que uma das suas modalidades é o financiamento para investimentos.

As vantagens do crédito rural são as taxas mais baixas e o acesso simplificado aos recursos. O Inovagro foi criado para facilitar a automação no campo, o que inclui o uso de drones e agricultura de precisão. Os juros são de 6% ao ano e o prazo de pagamento é de até 10 anos.

Uma informação relevante é que empresas consolidadas nesse mercado de tecnologia direcionaram o seu foco para inovações no campo brasileiro. Mesmo durante a crise, o agronegócio se manteve firme e comandou a primeira alta do PIB em dois anos, ou seja, é natural que os drones estejam mais acessíveis em pouco tempo.

O uso dos drones na agricultura representa uma revolução que trouxe muitas vantagens para os produtores rurais. A tecnologia é fundamental para melhorar a qualidade dos produtos agrícolas e diminuir os custos com a lavoura. Por isso, não deixe de procurar maneiras de modernizar a sua propriedade e expandir as suas vendas.

Você já ouviu falar do Proagro? Esse programa é um seguro que cobre as perdas nas lavouras causadas pela ação da natureza. Baixe o nosso ebook e saiba como fazer a melhor gestão!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

imposto de renda para produtor rural
%d blogueiros gostam disto: