Como sair do vermelho e acabar com as dívidas agrícolas?

 em Dicas

As dívidas agrícolas são problemas sérios na vida do produtor rural. Devido aos seus muitos custos operacionais, muitas vezes, manter todos os compromissos em dia se torna um verdadeiro desafio. Isso acontece porque os retornos dos investimentos nas atividades agrícolas não são tão previsíveis.

Um dos piores cenários está relacionado à perda da safra, o que faz com que o agricultor tenha que recorrer a ações emergenciais para salvar o seu negócio. A renegociação de dívidas é o primeiro passo para sair do vermelho. Mas você sabe como isso deve ser feito?

Acompanhe a leitura deste artigo até o final porque vamos dar dicas importantes para ajudar você a acabar com as suas dívidas agrícolas.

Como o produtor rural pode acabar com as dívidas agrícolas?

Quando as dívidas se acumulam, os juros e multas que são impostos sobre o valor total dificultam ainda mais a quitação. Nesse momento, contar com o auxílio de programas que visam a renegociação das dívidas é fundamental para conseguir sair do vermelho.

O Governo oferece linhas de financiamento rural com taxas menores que visam desenvolver atividades agrícolas e pecuárias. O BNDES, por exemplo, financia 100% do valor com prazo de até 12 anos.

Como se organizar para manter as finanças saudáveis?

Feita a renegociação, é preciso se organizar financeiramente para não cair mais em ciladas. A seguir, listamos as principais ações que precisam ser colocadas em prática o quanto antes.

Otimize o gerenciamento do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é ferramenta responsável por gerenciar todas as entradas e saídas financeiras do seu negócio. Por essa razão, é de suma importância manter um bom controle para assegurar que todos os compromissos serão pagos em dia. Por meio do fluxo, é possível ter uma visão mais ampla das finanças da empresa e, assim, identificar gargalos que comprometem seu desenvolvimento saudável.

Liste suas obrigações

Listar as suas obrigações é muito importante para evitar o pagamento de juros e multas desnecessários que só comprometem o seu orçamento. Essa anotação o ajudará a planejar suas compras futuras e identificar cenários relacionados à sazonalidade. Além disso, você terá um maior controle das suas despesas, identificando para onde os seus recursos estão sendo direcionados. O pagamento de impostos também será controlado com mais eficiência, diminuindo as chances de ter problemas com o fisco.

Conte com o auxílio da tecnologia

Fazer o controle das suas receitas e despesas manualmente é algo que demanda tempo e muita concentração. Isso faz com que você e sua equipe não consigam atender a todas as demais necessidades do negócio. Dessa forma, é importante contar com o auxílio da tecnologia para otimizar esses processos. Além de aumentar a produtividade de todos os envolvidos, também é possível melhorar a tomada de decisão, pois você terá em suas mãos dados precisos que viabilizam uma boa gestão.

Ao chegar até aqui, você deve ter percebido que há uma luz no fim do túnel, ou seja, é possível acabar com as dívidas agrícolas e se organizar para não ter mais esse tipo de problema. Coloque todas essas dicas em prática e faça seu negócio crescer de maneira sustentável!

E você? Está em busca de soluções financeiras para o seu negócio? Entre em contato com a Softfocus e conheça os serviços que oferecemos!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

bank as a platformimposto de renda atrasado
%d blogueiros gostam disto: