Como usar a inovação a favor da agricultura familiar?

 em Agronegócio

A agricultura familiar refere-se a uma grande diversidade cultural, social e econômica. É capaz de variar desde o campesino tradicional até à produção pequena moderna. Para ser considerado um agricultor familiar, no entanto, o proprietário deve desenvolver as atividades econômicas no meio rural dele.

É na agricultura familiar que o progresso rural é sistematizado, pois esse tipo de atividade se caracteriza pelas pequenas propriedades voltadas para a produção e o consumo. Dessa forma, para garantir a boa produtividade no campo e a qualidade dos produtos, é necessário acompanhar a modernização nesse setor.

Neste post falaremos um pouco sobre as inovações tecnológicas na agricultura familiar e vamos abordar três exemplos do uso delas no cultivo. Confira!

Inovações tecnológicas na agricultura familiar

A inovação tomou conta do novo cenário, e atualmente o agronegócio é um dos beneficiados principais por recursos, técnicas e equipamentos modernos. Entretanto, se engana quem pensa que esses recursos só podem ser adquiridos por grandes produtores.

O grande e o pequeno produtor podem usar a tecnologia a favor deles para melhorar a rotina no campo e a expansão dos negócios. A automatização de tarefas, as melhorias na gestão da propriedade e a eficiência na produtividade são exemplos claros de como a inovação na agricultura familiar é o melhor caminho a ser trilhado.

O acesso a esse tipo de tecnologia se difundiu muito nos últimos anos. Isso se dá devido ao crescimento do cooperativismo e à atuação das cooperativas de crédito. Dessa forma, muitos agricultores foram puderam participar dessa inclusão financeira, o que permitiu a eles fazer os investimentos nas propriedades.

Tecnologias a serem usadas

Equipamentos agrícolas

Os tratores, os arados e as colheitadeiras são exemplos de equipamentos agrícolas para facilitar e modernizar a operação do plantio e da colheita. Eles ajudam no processo produtivo, nos tratos culturais e na preparação do solo.

A mecanização dentro da agricultura gera melhoria para o produtor, pois simplifica os serviços no campo. Além dessa praticidade, é possível aumentar a produtividade e reduzir os custos na agricultura familiar.

Modernização de insumo

Como visto, sabemos que as máquinas são de grande importância para o agricultor familiar. Mas, além delas, temos os insumos de igual relevância e que carecem estar presentes na agricultura.

Graças à inovação e aos novos métodos de pesquisa, hoje o agricultor encontra insumos mais eficientes a um custo mais baixo. Isso possibilita que ele filie práticas mais rentáveis no cultivo.

Os modernos fertilizantes e adubos garantem ao cultivo maior resistência, qualidade e produtividade. Eles proporcionam mais praticidade na aplicação com máquinas adequadas. Assim, os insumos serão utilizados com precisão e vão garantir uma plantação com melhor aproveitamento dos nutrientes. É possível ter maior produtividade com eficiência nutricional e uniformidade da cultivação.

Sistema de irrigação

Um dos processos de irrigação que foi adaptado à tecnologia é o sistema de gotejamento. Com ele, dá para reduzir o desperdício de água e aumentar a produtividade das culturas com racionalidade. 

A prática de gotejamento consiste na instalação de até duas mangueiras com furos  pequenos próximos à raiz da planta, protegidas por um invólucro para auxiliar na retenção da umidade no solo. É um sistema de tecnologia descomplicado, mas eficiente para obter economia de água.

Esse sistema também é conhecido por fertirrigação, na qual os agricultores não necessitam fazer adubação de cobertura. Já tem um controle na saída da tubulação, onde existe um filtro para fazer a fusão do adubo na água. Esse sistema permite também uma economia de fertilizantes.

Desse modo, esperamos que a agricultura familiar pudesse reconhecer a importância do uso da tecnologia no dia a dia. A ideia é aperfeiçoar e otimizar o processo de cultivo. Além de conceder alta produtividade, minimização de custos e preservação do ambiente.

Você gostou deste post? Se tem alguma dúvida ou deseja fazer uma sugestão, não deixe de compartilhá-la conosco! Deixe seu comentário!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

melhorar a qualidade dos produtos agrícolasaumentar a produção rural
%d blogueiros gostam disto: