Conheça a relação do Sicor Fácil com o empréstimo no Banco Central

 em Crédito Rural

A tarefa de registrar o seu empréstimo no Banco Central está deixando de ser algo burocrático e que demanda consideráveis esforços de tempo. Com a tecnologia à disposição dos serviços financeiros, a automatização é um benefício que merece destaque.

Uma pesquisa da consultoria PwC nos fornece amostras de como a inovação vem impactando no comportamento do consumidor. Segundo os dados divulgados, 46% dos clientes utilizam canais de comunicação digitais para contatar seus bancos.

Tamanha comodidade é importante para o agricultor moderno, visto que a agilização do processo de registro do empréstimo no Banco Central, por exemplo, é essencial para acelerar o crescimento do negócio e fazer investimentos pontuais.

Entretanto, um sistema especialmente desenvolvido para lidar com esse tipo de transação é fundamental para possibilitar tais vantagens. O Sicor Fácil, software que apresentaremos neste artigo, é a solução completa que você precisa. Quer saber mais detalhes? Continue a leitura do artigo!

O que é o Sicor Fácil?

O Sicor Fácil é um sistema de ambiente Web integrado de crédito aderente às normativas do Banco Central do Brasil e às regras definidas pelas instituições financeiras.

Isto é, a solução facilita a contratação de crédito, principalmente rural, organizando todo o fluxo de repasse de financiamento. Detalhe: todo o processo é feito na tela de um navegador.

Além das facilidades e flexibilidades inseridas no Sicor Fácil, outro diferencial do sistema é o fato de ele se manter atualizado. Isso significa que os profissionais responsáveis pela manutenção do software estão atentos às mudanças aplicadas pelo Banco Central, assegurando que tudo funcione perfeitamente.

Em termos de recursos, o Sicor Fácil faz todo o controle de fluxo de mensagens (enviadas e recebidas). Essa funcionalidade é fundamental para fins de auditoria e identificação de problemas, pois os registros possibilitam investigações rápidas e precisas acerca da situação.

Qual a relação entre o Sicor Fácil e o Banco Central?

Logo, o objetivo do Sicor Fácil é promover a comunicação entre o Credifocus, sistema usado para contratação, aprovação e liberação de crédito rural, e o Banco Central. O resultado disso é a combinação de um software específico para crédito rural repleto de recursos com outro específico para estabelecer comunicação.

Vale destacar que não se trata apenas da relação entre Sicor Fácil, Credifocus e Banco central. Da mesma maneira, o Sicor Fácil não depende do Credifocus para facilitar a concessão de crédito; na prática, ocorre o contrário.

A versatilidade do software permite que ele seja integrado a outros sistemas, de modo que diferentes instituições possam resolver problemas de comunicação com o Banco Central a partir do sistema que ela já utiliza.

O que acontece se a instituição utiliza uma solução própria, mas não conta com um sistema confiável para interagir com o Banco Central? Basta integrar a ele o Sicor Fácil e a questão será resolvida!

Como funciona a automatização da comunicação com Banco Central?

Até pouco tempo, registrar um empréstimo no Banco Central do Brasil era uma tarefa cansativa e burocrática. Afinal, o processo implicava visitas ao escritório da instituição, negociações com a gerência e extensa quantidade de papéis.

No entanto, conforme explicamos no início do artigo, a maioria das requisições são feitas online. Retomando os dados da pesquisa da PwC, apenas 10% dos clientes optam pelo atendimento pessoal.

Embora a tecnologia represente grande parte da evolução, vale frisar que há diversos desafios a superarmos para garantir eficiência. Entre eles, destaca-se a complexidade das operações em função das normativas, leis e políticas implantadas pelos bancos.

Por exemplo, o cliente faz a solicitação do empréstimo e registra no Banco Central via Internet, usando uma aplicação Web. A requisição, por sua vez, é encaminhada diretamente à instituição — sem filtros e nem critérios. Após alguns dias, ele recebe a notícia de que o pedido foi negado.

Outro possível problema: a longa espera para a conclusão do processo. Não adianta a ferramenta agilizar a solicitação se a análise demanda muito tempo e tende a reprovar o pedido. A rapidez tem de acontecer de ponta a ponta.

Em ambos os casos, a automatização da comunicação com o Banco Central garante que todos os requisitos sejam cumpridos até a proposta chegar ao analista de crédito. Como o sistema faz a avaliação automaticamente, o tempo de resposta é substancialmente menor.

Quais os benefícios do Sicor Fácil para a agricultura familiar?

As vantagens do Sicor Fácil abrangem tanto o agricultor quanto as instituições de crédito responsáveis pelas transações. Quer saber como elas podem impactar no seu negócio? A seguir, veremos quais são os principais benefícios.

Benefícios para instituições financeiras

Com o Sicor Fácil, a sua instituição financeira dispõe de agilidade, aderência às normas e controle.

Agilidade

Se você tem uma cooperativa de crédito ou instituição financeira que lida com empréstimos do Banco Central, saiba que a liberação de recurso pode ser feita em tempo recorde — conforme explica este case de sucesso.

Aderência às normas

A já mencionada aderência às normas do banco é, também, uma valiosa vantagem para as instituições. Isso porque elas não terão de se preocupar com tais adequações — as quais refletem enorme gasto de tempo.

Maior controle

O Sicor Fácil faz o controle de filas dos envios e recebimentos de solicitações do Banco Central, instantaneamente. Com isso, todas as informações do processo são recebidas em tempo real e são devidamente registradas no banco de dados.

Benefícios para o agricultor

Por sua vez, o agricultor usufrui da redução de burocracia e rápida liberação de crédito para aplicar nos negócios.

Desburocratização

O Sicor Fácil foi desenvolvido para automatizar todas as operações burocráticas ligadas ao empréstimo no Banco Central. Logo, o agricultor não vê o processo travar por inconformidade às regras de concessão.

Rápida liberação de recursos

Assim que confirmada a aprovação do empréstimo no Banco Central, o agricultor recebe o dinheiro em questão de poucos dias.

Em suma, os benefícios fazem do sistema uma solução providencial para concessão de empréstimo no Banco Central. Afinal, ele é desenvolvido aderentemente às normas regulamentadores da instituição. Considerando tudo o que foi dito até aqui, o que acha de começar a usufruir dessas vantagens em seu negócio?

Focada no mercado financeiro há mais de 12 anos, a SoftFocus oferece soluções de ponta em SaaS para ajudar empresas a desburocratizar e acelerar processos bancários, como o Sicor Fácil. Contate agora mesmo um de nossos consultores para conhecer os nossos produtos

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

crédito ruralCredifocus
%d blogueiros gostam disto: