Conheça as 4 principais vantagens do crédito consignado!

 em Crédito Rural

Ao descobrir o que é crédito consignado, você notará que essa é uma alternativa interessante tanto para quem pede quanto para quem concede o dinheiro. O seu grande diferencial está na forma de pagamento, característica que é responsável pelas suas maiores vantagens.

Diante de uma solicitação como essa, o valor mensal do empréstimo é descontado diretamente do solário ou recebimento fixo. Como o pagamento acontece na fonte, a instituição corre menos riscos — e isso traz benefícios reais para você.

Quer descobrir quais são os pontos positivos dessa alternativa? Continue a leitura e entenda quais são os diferenciais dessa modalidade de crédito.

1. Taxas de juros menores

taxa de juros funciona como uma “garantia” para a instituição que concede o dinheiro. Além de atuar como remuneração, cobre possíveis atrasos e inadimplências. Então, quem toma um empréstimo paga esse valor como forma de não inviabilizar a operação do banco.

O fato é que ela é proporcional ao risco oferecido. Uma pessoa com histórico ruim de pagamento tem mais chances de ser inadimplente, então a taxa de juros sobe. Com o crédito do tipo consignado, por outro lado, os riscos quase se anulam. Como o desconto é feito na fonte, a empresa tem a certeza que vai receber. Portanto, quando você recorre a essa modalidade, consegue pagar menos pelo mesmo valor emprestado.

2. Prazos mais flexíveis

Outro fator que aumenta os riscos para quem oferece crédito é o tempo de pagamento. Um prazo estendido significa mais oportunidades de inadimplência e a necessidade de um cuidado extra. Por conta desse aspecto, é comum que haja uma limitação na duração permitida.

Como o consignado reduz a sensação de insegurança, ele apresenta prazos flexíveis. Em muitos casos, é o que traz a maior extensão, justamente porque o negócio tem mais previsibilidade. Isso diminui o custo da parcela e permite até que você solicite um valor um pouco maior. Assim, é possível se adequar às necessidades de aumentar a produção ou de melhorar a colheita, por exemplo.

3. Facilidade de contratação

Ao saber o que é crédito consignado e recorrer a ele, um ponto muito positivo tem a ver com o tempo de autorização. Depois que você comprova que recebe uma renda que permite o desconto na fonte, a aprovação é praticamente automática. Isso antecipa a liberação do dinheiro e traz maior liquidez. No momento em que mais precisa, não é necessário esperar tanto.

É bem diferente do que acontece nos outros casos. Como a instituição quer ter visibilidade sobre todos os riscos, é natural que ela faça uma extensa análise de crédito. Na prática, isso leva tempo, consome recursos e atrasa o processo.

4. Menor risco de endividamento

Como o valor é descontado diretamente na fonte, o consignado permite que o banco ou instituição receba o pagamento na data combinada. Para o cliente, é uma ótima forma de se manter sempre em dia e longe da quitação de juros ou multas.

Desde que você faça um bom planejamento, o desconto reduz o seu risco de endividamento. A tomada do empréstimo realmente vem para ajudar as suas contas e a sua atividade rural, em vez de criar uma bola de neve. Como resultado, é mais fácil realizar os seus planos e ainda manter um bom histórico de pagamento.

Ao mesmo tempo em que a alternativa é vantajosa, é preciso ficar de olho. Como o crédito é obtido diretamente do seu rendimento, analise para ver o quanto realmente pode pagar de forma confortável. Crie, também, uma reserva de emergência caso surja algum imprevisto de modo a não ficar no vermelho.

Ao saber o que é crédito consignado, você notará que se trata de uma opção segura, conveniente e com benefícios para os dois lados. Ao conhecer as vantagens e saber quando usá-lo, você pode aproveitar todos os pontos positivos dessa possibilidade.

Já que a intenção é permanecer no azul, descubra como fazer um planejamento financeiro rural de sucesso!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

segurança da informaçãocontratar crédito
%d blogueiros gostam disto: