Conheça as 4 principais vantagens do crédito consignado!

 em Crédito Rural
Ao descobrir as vantagens do crédito consignado, você notará que essa é uma alternativa interessante tanto para quem pede quanto para quem concede o dinheiro. O seu grande diferencial está na forma de pagamento, característica que é responsável por boa parte dos seus benefícios.

Diante de uma solicitação como essa, o valor mensal do empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento do solicitante. Como o pagamento acontece na fonte, a instituição corre menos riscos — e isso traz benefícios reais para você. Quer descobrir como contratar esse tipo de crédito e quais são os pontos positivos dessa alternativa, além de alguns cuidados para não se endividar?

Continue a leitura e entenda quais são os diferenciais dessa modalidade!

O que é, quando e como contratar o crédito consignado

Medida Provisória que instituiu essa modalidade foi aprovada no ano de 2003. Naquela época, o Brasil passava por uma situação de endividamento dos servidores públicos e a iniciativa foi uma maneira de ajudar nesse sentido.

Afinal, se comparado às dívidas de cartões de crédito, cheque especial e outras, o consignado apresenta taxas absurdamente menores, o que, à época, ajudou muitos servidores a sair do vermelho.

Depois, algumas instituições estenderam a proposta ao setor privado, embora sem conseguir as mesmas taxas de juros oferecidas aos servidores públicos. Ainda hoje, é feita a diferenciação entre crédito consignado privado e público.

O que é

A proposta do crédito consignado é simples: como ele é descontado diretamente na folha de pagamento, existe uma maior garantia para as instituições financeiras contra calotes ou atrasos. Por assim dizer, as chances de o trabalhador ou aposentado não pagar são quase zero.

Como contrapartida, essa segurança permite às instituições oferecer juros bem menores que os praticados por outras modalidades de empréstimo. Assim, por exemplo, em um cenário no qual taxas de 3,46% ao ano são consideradas baixas, o modelo consignado consegue oferecer algo em torno de 1,99%, em média, já tendo chegado a incríveis 1,54%. Os números acima são para efeitos comparativos, e vale lembrar de que sofrem alterações conforme a época e as condições nas quais o empréstimo é concedido.

Como e quem pode contratar

Além disso, a contratação de crédito consignado é desburocratizada. Qualquer trabalhador ou empresário pode pegar emprestados valores que correspondam a até 35% da sua renda líquida, dividindo em muitas parcelas — pode chegar a 96 vezes, em alguns casos.

Mais uma vez: o crédito público é uma modalidade que só está disponível para funcionários públicos da ativa ou servidores aposentados. Para empreendedores autônomos, a alternativa é o consignado privado. Em ambos os casos, às vezes, o dinheiro pode cair na conta-corrente no mesmo dia. O prazo máximo, no entanto, é de 5 dias úteis.

4 vantagens do crédito consignado

Abaixo, você confere as principais vantagens do crédito consignado. Tentamos detalhar mais cada uma delas, de modo que você possa decidir se essa opção conveniente é a melhor para as necessidades do seu empreendimento. Confira!

1. Taxas de juros menores

taxa de juros funciona como uma “garantia” para a instituição que concede o dinheiro. Além de atuar como remuneração, cobre possíveis atrasos e inadimplências. Então, quem toma um empréstimo paga esse valor como forma de não inviabilizar a operação do banco.

O fato é que ela é proporcional ao risco oferecido. Uma pessoa com histórico ruim de pagamento tem mais chances de ser inadimplente, então a taxa de juros sobe. Com o crédito do tipo consignado, por outro lado, os riscos são quase nulos.

Como o desconto é feito na fonte, a empresa tem certeza que vai receber. Portanto, quando você recorre a essa modalidade, consegue pagar menos pelo mesmo valor emprestado.

2. Prazos mais flexíveis

Outro fator que aumenta os riscos para quem oferece crédito é o tempo de pagamento. Um prazo estendido significa mais oportunidades de inadimplência e a necessidade de um cuidado extra. Por conta desse aspecto, é comum que haja uma limitação na duração permitida.

Como o consignado reduz a sensação de insegurança, ele apresenta prazos mais flexíveis. Em muitos casos, é o que traz a maior extensão, justamente porque o negócio tem mais previsibilidade.

Se esse é o seu caso, saiba que um prazo maior significa parcelas menores e viabiliza solicitar valores maiores de empréstimo. Assim, você pode conseguir o tão sonhado crédito para crescer a produção, investir para aumentar a receita ou cobrir a sazonalidade da colheita, por exemplo.

3. Facilidade na contratação

Quem recorre às vantagens do crédito consignado se depara com um tempo de autorização muito curto. Depois que você comprova o recebimento de uma renda que permite o desconto na fonte, a aprovação é praticamente automática. Isso antecipa a liberação do dinheiro e traz maior liquidez. No momento em que mais precisa, não é necessário esperar tanto.

É bem diferente do que acontece nos outros tipos de empréstimo, a instituição costuma pedir tempo para sondar todos os riscos, sendo natural que ela faça uma extensa análise de crédito do contratante. Na prática, isso leva tempo, consome recursos e atrasa o processo.

4. Menor risco de endividamento

Como o valor é descontado diretamente na fonte, o consignado permite que o banco ou instituição receba o pagamento na data combinada. Para o cliente, é uma ótima forma de se manter sempre em dia e longe da quitação de juros ou multas.

Desde que você faça um bom planejamento, o desconto reduz o seu risco de endividamento. A tomada do empréstimo realmente vem para ajudar as suas contas e a sua atividade rural, em vez de criar uma bola de neve. Como resultado, é mais fácil realizar os seus planos e ainda manter um bom histórico de pagamento.

Alguns cuidados que devem ser tomados

Embora existam inúmeras vantagens do crédito consignado, é preciso ficar de olho em certas questões. Como o crédito é obtido diretamente do seu rendimento, faça uma análise cuidadosa para saber quanto realmente pode pagar de forma confortável. Crie, também, uma reserva de emergência caso surja algum imprevisto, de modo a não ficar no vermelho.

Por último, esteja atento às novas opções de empréstimos com taxas de juros menores. Assim, você pode pagar a dívida antiga contraindo um empréstimo em melhores condições. Essa prática faz muita diferença em situações nas quais as taxas são altas por causa de prazos de pagamento muito dilatados.

Além disso, observe todas as boas práticas financeiras para manter o seu fluxo de caixa sempre no azul. Por sinal, ambas devem ser separadas, para que você saiba exatamente onde começam os custos do negócio e terminam os seus.

Quem conhece as vantagens do crédito consignado percebe que se trata de uma opção segura, conveniente e com benefícios para a instituição financeira e para o contratante. Se souber utilizá-lo, você pode aproveitar todos os pontos positivos dessa modalidade.

Já que a sua intenção é permanecer no azul, entenda o que é a gestão das vulnerabilidades do seu negócio e fortaleça seu empreendimento!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

segurança da informaçãocontratar crédito
%d blogueiros gostam disto: