Conheça as vantagens do empréstimo para produtor rural

 em Crédito Rural
Manter a saúde da lavoura, aumentar a produtividade, prover o próprio sustento e expandir a produção são alguns dos objetivos dos produtores rurais no Brasil. Entretanto, com a situação econômica, a falta de recursos próprios e as intempéries da natureza, muitas vezes, é necessário recorrer ao empréstimo para produtor rural.

Em nosso país, que tem nas atividades rurais uma das principais fontes da economia, esse tipo de empréstimo é facilitado e traz inúmeras vantagens para o produtor rural. Com ele, é possível investir em melhores equipamentos e garantir a comercialização da safra, o que mantém o agronegócio em alta.

Quer conhecer melhor os benefícios do crédito para a sua lavoura? Continue a leitura, pois este conteúdo é para você!

O que é empréstimo para produtor rural?

O mercado financeiro brasileiro tem algumas linhas de financiamento voltadas para o setor rural, que são chamadas de empréstimo para o produtor rural ou crédito rural. De forma específica, os seus objetivos são:

  • estimular investimentos no extrativismo não predatório;
  • melhorar o cenário da comercialização dos produtos;
  • incentivar a introdução de abordagens sustentáveis de produção;
  • auxiliar na regularização e aquisição de propriedades rurais na zona rural;
  • fomentar a geração de empregos em atividades rurais;
  • estimular atividades diversas (turismo, artesanato etc.) que ajudem a aumentar as opções de renda da população rural.

O foco dessas ações é fomentar a atividade rural e, como consequência, movimentar a economia do país. A agropecuária tem parcela importante no PIB brasileiro e, em 2017, foi o que estimulou o seu crescimento após dois anos de retração.

Porém, os riscos desse setor, que é sensível a fatores climáticos, por exemplo, explicam a necessidade de concessões para os produtores. Para tanto, o crédito rural é concedido em três modalidades de uso, que passam por todas as etapas da safra, como mostraremos a seguir!

Créditos de custeio

São recursos que se destinam a cobrir as despesas habituais dos ciclos produtivos, ou seja, desde o plantio até a colheita. Eles servem para garantir que o produtor tenha condições de comprar os insumos e também permitem investimentos diretamente nessa etapa, como o tratamento do solo e a aquisição de novos animais.

Créditos de investimento

O desenvolvimento de novas tecnologias é benéfico para o campo, pois abre a possibilidade de produzir com mais eficiência e com menos degradação ao meio ambiente. Nessa modalidade, os recursos são liberados para investir em compra de maquinários e sistemas que melhorem a competitividade da safra.

Créditos de comercialização

Nessa modalidade, o recurso é assegurado ao produtor rural e as suas cooperativas para a adoção de estratégias e mecanismos que levem ao armazenamento da colheita e/ou garantam o abastecimento nos períodos de queda de preços, além de fornecer o capital para que esses produtos cheguem ao mercado.

Quem pode solicitar o empréstimo para produtor rural?

O empréstimo para produtores rurais leva em conta a realidade dos beneficiados, que nem sempre atuam sozinhos ou como pessoas físicas. Dessa forma, podem solicitá-lo: pessoas jurídicas, pessoas físicas, associações e cooperativas. Lembrando que essas últimas precisam ser constituídas, parcial ou totalmente, por produtores rurais.

Esse tipo de crédito conta com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio de bancos e cooperativas.

Normalmente, as atividades agrícolas que têm acesso às melhores condições de empréstimo são as culturas de:

  • algodão;
  • cana-de-açúcar;
  • arroz;
  • café;
  • cenoura;
  • eucalipto;
  • feijão;
  • laranja;
  • mandioca;
  • maçã;
  • milho;
  • soja;
  • trigo;
  • tomate;
  • uva.

Já as do ramo pecuário são:

  • suinocultura;
  • bovinocultura de leite e de corte;
  • caprinocultura;
  • avicultura;
  • ovinocultura.

Quais são as vantagens do empréstimo para produtor rural?

Os produtores rurais têm muitos benefícios ao solicitar o empréstimo rural. Os principais são, sem dúvida, conseguir comprar equipamentos, investir em suas atividades e expandir seus negócios. Sem esse capital, por exemplo, algumas famílias têm dificuldades para distribuir a sua produção e passam por problemas financeiros.

O que muitas pessoas não sabem é que o contrato de crédito é financeiramente vantajoso quando comparado a outros tipos de empréstimo nas instituições financeiras. Por isso, separamos alguns fatores que tornam o empréstimo atrativo. Confira a seguir!

Envolve taxas de juros reduzidas

Embora sejam variáveis, em nenhuma hipótese, os percentuais cobrados são maiores que os do mercado. Eles, inclusive, podem ser reduzidos de acordo com o tipo de crédito escolhido. Além disso, é possível:

  • ocorrer uma variação entre 0,5% e 10,5% ao ano;
  • haver a isenção completa;
  • ocorrer redução de algumas tarifas de serviços.

Tem modalidades adequadas para cada finalidade

Os recursos financeiros são voltados para cada tipo de objetivo do produtor rural, tais como investimento, comercialização ou custeio. Algumas opções disponíveis são o Funcafé, que financia a aquisição de café e capital de giro, e o Pronaf, que é voltado para a agricultura familiar e tem diversas modalidades.

Pratica prazos de pagamento facilitados

Os períodos para pagamento do empréstimo costumam variar entre um e dois anos, mas isso dependerá do tipo de custeio. Os financiamentos concedidos pelo BNDES, por exemplo, estabelecem prazos de até dez anos para o pagamento, com a possibilidade de carência nos primeiros anos para começar a quitar a dívida.

Fornece valores adequados à necessidade do produtor rural

O crédito rural não é ilimitado, mas suas possibilidades de liberação de valores atendem bem os produtores, em especial, o pequeno e o médio. Ou seja, o montante que será disponibilizado deve ser compatível com:

  • a viabilidade econômica do produto;
  • a produção prevista;
  • a capacidade de pagamento.

Possibilita a expansão das operações

A maior parte dos empréstimos para o produtor rural exige a apresentação de projetos técnicos que comprovem a viabilidade para o negócio. Assim, por ser um processo qualificado tecnicamente, normalmente, a cessão de empréstimo ao produtor rural permite que ele realmente consiga:

  • aumentar a produção;
  • expandir sua capacidade produtiva;
  • diversificar as atividades;
  • melhorar a qualidade de vida e a renda do agricultor e de sua família.

O que deve ser avaliado no momento da solicitação?

Existem algumas etapas para conseguir a liberação dos recursos. A primeira delas é buscar uma instituição financeira que participe dessa operação. Todas as principais do Brasil (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e BNDES) oferecem essa opção, além das cooperativas de crédito.

Depois, o produtor deve provar que têm condições para executar o que está descrito nos objetivos. Para conseguir o dinheiro, é necessário apresentar um projeto técnico ou orçamento que indique a sua finalidade, além de provar que tem capacidade para cumprir o planejado e não ter o nome envolvido em atividades ilícitas.

Por fim, toda a documentação deve estar em dia, o que inclui ter uma boa avaliação de crédito. Para se manter em dia com as obrigações, a dica é ter um planejamento claro dos recursos emprestados e pagar todas as parcelas no prazo estipulado, o que melhora o seu perfil dentro das instituições.

Como fazer bom uso do empréstimo para produtor rural?

A concessão do crédito passa por uma análise prévia, que mostra não apenas o quanto o produtor rural precisa do dinheiro, como também seu preparo para utilizá-lo.

Entretanto, para além das exigências das instituições financeiras, cabe ao produtor tomar algumas medidas para que o dinheiro tenha uma destinação eficaz e eficiente. Separamos a seguir algumas dicas!

Faça um planejamento

Para que um empréstimo realmente compense, o produtor rural deve planejar detalhadamente os investimentos e o uso que fará do crédito. Essa é a única maneira de garantir que o dinheiro será utilizado da forma correta, ou seja, que não trará dívidas e que contribuirá para a expansão da sua atividade.

Por exemplo, em alguns casos, a partir do planejamento, o produtor consegue verificar que a antecipação das vendas talvez não seja vantajosa, mas a modernização da sua produção e o investimento em novas tecnologias e técnicas podem ser significativos e, consequentemente, mais lucrativos.

Pesquise e compare

Além do planejamento, é necessário comparar as taxas, valores e condições oferecidas pelas várias instituições financeiras. A pesquisa pela opção ideal é a melhor maneira de localizar e obter os menores juros e as maiores quantias para empréstimo. O indicado é entrar em contato e fazer uma cotação antes de fechar o contrato.

Nesse processo, as cooperativas de crédito são uma fonte de consulta, já que elas prestam serviços personalizados para os seus cooperados. Se você tem alguma dúvida sobre a contratação do empréstimo, entre em contato com a instituição da sua região e confira as melhores condições.

Negocie as condições

Por fim, os prazos também devem ser negociados. Para tanto, é preciso que o produtor tenha em mente o tempo de retorno de cada um dos seus investimentos. Em algumas modalidades, a carência é uma vantagem interessante porque garante mais tempo para se planejar e devolver os recursos.

Lembre-se de que, nesse processo de contratação, a instituição pesquisa o seu score, ou seja, verifica se você tem o nome limpo nos serviços de crédito. Com isso em mente, se você tiver alguma pendência financeira, resolva com antecedência para evitar a cobrança de juros mais altos e piores condições de pagamento.

E então, este conteúdo ajudou a decidir se você contratará o empréstimo para produtor rural? Essa modalidade traz muitas vantagens, principalmente, por conta das suas condições facilitadas de pagamento. A dica é fazer um planejamento, o que garante a utilização dos recursos de forma eficiente para melhorar a sua lavoura.

Você já utilizou o crédito rural em alguma oportunidade ou pretende utilizar? Conte a sua experiência ou registre sua dúvida aqui nos comentários!

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
  • Eu presiso de um empréstimo para pagar uma dívida e fazer reforma de pasto piquetes para vacas leiteiras tem jeito fala comigo eu tenho um sitio de trinta e sete hectares de garantia tem jeito fala comigo

    • Redator Softfocus

      Procure sua agência bancária e veja todos os serviços e produtos disponíveis para seu caso.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

financiamento de maquinário agrícolatipos de crédito rural
%d blogueiros gostam disto: