Descubra as vantagens de utilizar a Inteligência Artificial na irrigação

 em Agronegócio

O papel das novas tecnologias no agronegócio é buscar o crescimento sustentável, ou seja, manter altos níveis de produção sem prejudicar o meio ambiente. O uso de Inteligência Artificial na irrigação é uma das tendências em expansão no país, principalmente pelo uso consciente da água.

A escassez de chuvas é uma realidade em algumas regiões do Brasil, como o Nordeste. Por outro lado, em 2014, o país viveu uma crise hídrica, que atingiu o Sudeste e, principalmente, São Paulo. Esses são alguns exemplos da importância de ter um manejo preciso da água nas lavouras.

Separamos quatro benefícios que a IA traz para a irrigação na sua propriedade rural. Confira!

Diminuição no uso de água

A Inteligência Artificial é a capacidade de replicar o pensamento humano e realizar as mesmas tarefas com mais precisão e agilidade. No campo, o uso correto da água é possível com o auxílio de outras tecnologias, como o Big Data, que avaliam as condições do solo e indicam a quantidade necessária para cada aplicação.

Esse gerenciamento da água permite que a agricultura tenha sucesso mesmo em locais com menor abundância de recursos naturais. Ao saber exatamente quanto é preciso para ter uma safra de qualidade, o produtor pode se planejar para reaproveitar a água da chuva, por exemplo.

Automação dos processos

O uso de máquinas inteligentes está difundido em qualquer indústria, inclusive no agronegócio. A capacidade de realizar tarefas rotineiras e mecânicas da tecnologia é superior à humana, que tem a racionalidade e a experiência como seus pontos fortes. A junção das duas é uma arma poderosa para a lavoura.

Existem programas de IA que fazem uma análise sobre as condições climáticas, o solo e outros fatores para determinar o cálculo da área que será irrigada, o que permite que todas as partes estejam cobertas. Assim, o sistema se antecipa aos problemas e faz todo o trabalho sozinho, o que melhora os resultados.

Economia de tempo

Você já ouviu falar que tempo é dinheiro, né? Na lavoura, o tempo é essencial. Isso porque o período da safra é longo e, quando ocorrem perdas, o produtor tem dificuldades para contornar os prejuízos. Porém, se ele for capaz de antecipar os incidentes, os riscos diminuem.

O conceito é utilizar equipamentos com IA e Internet das Coisas, que é a capacidade de conexão entre qualquer produto, para detectar falhas. Ao ser avisado com antecedência que uma parte da lavoura não está recebendo água, por exemplo, o produtor pode tomar as devidas providências.

Aumento de produtividade

Mesmo que você tenha um pedaço pequeno de terra ou uma grande lavoura, a eficiência da produção é necessária para conseguir os melhores resultados. A utilização correta da água é um dos pontos mais importantes, junto ao combate das pragas e doenças e à preparação do solo.

A qualidade dos produtos agrícolas é impactada pelo projeto de irrigação, que envolve escolher os aspersores ideais e definir o espaço entre eles. A Inteligência Artificial atua justamente com dados, para tomar as decisões, e no acionamento dos aparelhos, com a quantidade na medida exata.

O acesso a novas tecnologias, como a Inteligência Artificial na irrigação, é possível com os empréstimos para o produtor rural. Existe uma modalidade de crédito voltada exclusivamente para os investimentos na lavoura, com condições de pagamentos sob medida para a realidade do seu trabalho.

A Softfocus atua em parceria com as cooperativas de crédito para levar inovações tecnológicas para o campo. Entre em contato conosco e veja como nós podemos melhorar a gestão da sua propriedade!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

logística no agronegóciocontratação de crédito
%d blogueiros gostam disto: