Descubra como melhorar a qualidade dos produtos agrícolas

 em Agronegócio

Nos últimos anos, cresceu a preocupação dos consumidores com a origem e a qualidade dos produtos agrícolas. Dessa forma, os produtores rurais devem investir em melhorias nas suas lavouras para vencer a concorrência e conquistar os clientes, o que demanda planejamento e algumas técnicas.

Neste post, você conhecerá algumas maneiras de melhorar a qualidade da sua produção. Continue a leitura!

Faça um planejamento eficiente da produção

Mesmo se a sua lavoura for pequena, o primeiro passo para melhorar a qualidade da sua produção é planejar corretamente a safra, o que vale para o ano inteiro e para os meses seguintes. O proprietário deve definir o orçamento, o que inclui o gasto com os insumos, com mão de obra e os custos de distribuição.

Essa conta permite conhecer a realidade financeira da sua propriedade e projetar investimentos, já que a tecnologia é um auxílio fundamental na busca por uma produção agrícola eficiente. Existem opções de crédito rural para o produtor utilizar na compra de novos equipamentos e na otimização da sua infraestrutura.

Posteriormente, deve-se montar um calendário com todas as atividades, utilizando as informações sobre o solo e o clima. Também é importante estudar sobre o mercado e entender as suas demandas, para adaptar o nível de produção à procura dos consumidores. O último passo é, depois da colheita, mensurar os resultados e avaliar possíveis mudanças.

Compre equipamentos de ponta

É impossível melhorar a produção da sua lavoura sem investir em tecnologia. Diversos métodos e equipamentos estão em evolução para auxiliar os produtores durante o cultivo — desde a modernização das máquinas até a gestão dos insumos. Essas mudanças não só aumentam a qualidade dos nutrientes, como reduzem o impacto ambiental.

A utilização de drones nas propriedades rurais está em alta. Esses aparelhos sobrevoam toda a plantação e auxiliam na detecção de áreas improdutivas, por exemplo. Com essas informações, o agricultor pode planejar ações corretivas para recuperar esses locais e aumentar a produção de uma forma mais eficiente.

Outra contribuição da tecnologia é o desenvolvimento de softwares voltados para o gerenciamento da produção agrícola. Com esses programas, o produtor tem uma visão geral do seu negócio e pode planejar pontos como a comercialização dos produtos, a utilização de insumos e a otimização da distribuição.

Utilize defensivos agrícolas de boa qualidade

Os defensivos agrícolas, também conhecidos como agrotóxicos, são produtos químicos, físicos ou biológicos que atuam no combate às pragas. O seu uso é essencial na produção dos alimentos, já que o custo para manter um método de controle totalmente orgânico é muito elevado.

Vale destacar que a utilização indiscriminada de agrotóxicos é prejudicial ao meio ambiente — a criação de inimigos naturais para as pragas é uma forma de combatê-las sem esses produtos. Porém, se o seu uso for necessário, é importante confirmar se os produtos utilizados foram liberados pelas autoridades e aplicar somente a quantidade recomendada pelo fabricante.

O uso de abelhas é uma ótima saída para melhorar a produção de forma orgânica. É comprovado que esses insetos voadores auxiliam na reprodução das plantas, por meio da polinização. Algumas culturas, como a maçã e o melão, são altamente dependentes desse processo. Estima-se que 88% das espécies necessitam desses animais em algum estágio.

Adote um sistema de irrigação eficiente

Um dos processos essenciais durante o período de produção é a irrigação. A água participa do processo de fotossíntese, auxilia no transporte dos nutrientes do solo e na manutenção da estrutura das plantas. Por isso, ela deve ser utilizada em todas as áreas do plantio, mas um dos grandes problemas é o seu desperdício.

O avanço nas técnicas de irrigação permite o monitoramento do consumo das plantas. Essa informação é fundamental para o produtor conhecer a quantidade necessária de água que deve aplicar, o que garante uma economia nos recursos hídricos e elétricos, algo vital para a preservação da natureza.

Além disso, com essa modernização na lavoura, há menor risco de falhas no sistema de irrigação que possam comprometer a produção. A aplicação correta da água nas plantas, sem excesso nem escassez, é vital para melhorar a qualidade dos produtos agrícolas e baixar os custos da lavoura.

Empregue a agricultura de precisão

A tecnologia é uma importante aliada no aumento da qualidade da produção rural. Com o uso de dados e informações técnicas, é possível introduzir a agricultura de precisão na lavoura, que integra sistemas de GPS e sensoriamento remoto para melhorar o resultado do processo de plantio e colheita.

Essas informações são utilizadas para conhecer a variabilidade do solo e o clima de cada área da lavoura. Assim, o agricultor sabe quais insumos deve plantar para garantir uma melhor produção e evitar a degradação do meio ambiente. A maior eficiência traz a redução dos custos no processo.

Os sensores também detectam a existência de doenças ou pragas nas plantas de forma mais precisa. Isso possibilita uma menor utilização dos fertilizantes e agrotóxicos, já que o agricultor sabe onde estão os focos que devem ser atacados. Os sistemas mais conhecidos de agricultura de precisão (AP) são o SIG (Sistema de Informações Geográficas) e o GNSS (Global Navigation Satellite System).

Invista em qualificação

A falta de mão de obra qualificada é uma realidade no campo brasileiro. Dessa forma, qualificar os funcionários é uma ótima saída para contornar esse problema e melhorar os níveis de produção. Mesmo com os avanços tecnológicos, o capital humano não deve ser desprezado nas lavouras, principalmente na questão intelectual.

Uma boa gestão de funcionários garante uma redução nas despesas e uma melhoria no ambiente de trabalho, já que a rotatividade será menor. Além disso, sempre que uma nova tecnologia for adotada na lavoura, cabe ao proprietário realizar treinamentos para um melhor aproveitamento das suas funcionalidades.

Isso é valido também para o próprio produtor. Ler as últimas notícias sobre o agronegócio e se manter informado sobre as últimas novidades do setor é fundamental para conhecer as tendências e investir corretamente na sua lavoura. Em propriedades menores e com poucos funcionários, essa prática é ainda mais vantajosa.

Adotar essas ações no cultivo dos produtos agrícolas é fundamental para entregar uma safra de melhor qualidade. Com consumidores cada vez mais antenados, criar novas metodologias é a saída para vencer a concorrência no setor e aumentar o faturamento da sua lavoura. No fim, é mais vantajoso para todos os lados.

Quer receber mais informações sobre o agronegócio? Assine a newsletter da SoftFocus e fique por dentro das novidades desse setor!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

tecnologia na agriculturaagricultura familiar
%d blogueiros gostam disto: