Empréstimo no BNDES: entenda como funciona e quais os benefícios

 em BNDES
Quando um empreendedor percebe que tem potencial para chegar mais longe, mas faltam recursos, o financiamento é uma das soluções mais comuns. No entanto, os juros do crédito oferecido pelo mercado provocam, com muita frequência, um gargalo inconveniente às oportunidades de empreendimento — mas não o empréstimo BNDES. Como funciona?

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mais conhecido pela sigla popular BNDES, carrega no nome sua própria razão de existir. Vinculada a órgãos importantes do governo, como o Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior, essa instituição cumpre um importante papel na economia do Brasil.

É o BNDES que oferece as melhores vantagens aos empresários, promovendo o desenvolvimento sustentável da nossa economia, gerando empregos e reduzindo as desigualdades, tanto sociais como regionais.

Mas, como um empreendedor pode obter o benefício do empréstimo BNDES? Como funciona o processo de solicitação? Confira neste artigo as respostas que preparamos para suas perguntas. Boa leitura!

O que é o BNDES?

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social existe desde 1952. Tem como objetivo auxiliar a promover o desenvolvimento do Brasil ao superar desigualdades e aumentar a competitividade das empresas no nosso país.

Atualmente, o BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e o principal instrumento do governo para financiamento e investimento em todos os setores da economia nacional.

Por meio do BNDES, empresas grandes, pequenas, médias, microempresas e até pessoas físicas podem ver realizados planos de crescimento de seus negócios e carreiras. Com o apoio da instituição, empreendedores de todos os segmentos da economia são capazes de expandir suas ações, gerar mais empregos, aquecer o mercado e produzir riqueza para o país.

Mas como uma empresa pode conseguir o apoio do BNDES?

Como conseguir um empréstimo BNDES?

Para ter sucesso na solicitação de crédito junto ao BNDES, é necessário se enquadrar nos requisitos do banco. No entanto, isso não tem a ver com o tipo de empresa que você tem. Basta que ela tenha uma sede no Brasil, mesmo que seja estrangeira, e cumpra as metas estabelecidas pela instituição.

Essas metas variam conforme o tipo de projeto, ou seja, elas dependem do que a sua empresa planeja fazer com o dinheiro. Por exemplo, para conseguir aprovação, a companhia pode gerar empregos, melhorar o uso das fontes de energia, promover impactos positivos para a população, entre outras ações monitoradas pelo próprio BNDES.

Além das metas impostas pelo BNDES, há uma forte exigência de que a empresa conte com uma boa gestão. Afinal, o mínimo que o BNDES espera é que os recursos sejam concedidos a organizações bem administradas e em dia com as obrigações fiscais.

Há duas formas principais de conseguir apoio do BNDES. Confira!

Apoio indireto

Essa é a forma mais comum de conseguir apoio do BNDES. Por meio de diversas instituições financeiras credenciadas, o governo consegue alcançar todos os municípios do Brasil com o recurso.

Nesse caso, a instituição responsável assume o risco de não pagamento por parte do solicitante. Por isso, tem liberdade para avaliar as condições de empréstimo segundo seus próprios critérios, além das condições impostas pelo BNDES. Isso significa que, a depender da instituição, o acesso aos tipos de crédito pode ser limitado, já que as instituições podem optar por não aderirem a certas linhas de financiamento.

Apoio direto

Principalmente para o caso de grandes projetos, a empresa pode pleitear apoio direto do BNDES. O acesso a essa linha de crédito oferecida pelo banco é possível por meio do produto BNDES Finem.

Após a solicitação do apoio e entregues todos os documentos necessários, o banco analisa diretamente se a empresa atende aos critérios estabelecidos para a liberação do crédito. O valor do financiamento deve ser superior a R$10 milhões e é voltado para projetos de investimento.

Além desses dois tipos de apoio, há ainda uma modalidade mista, em que o BNDES assume com a instituição credenciada parte do risco de inadimplência. Esse tipo de operação geralmente é sugerido pelo próprio BNDES ou pela instituição financeira, portanto, não pode ser solicitado diretamente pelo empreendedor.

Que vantagens tem a empresa ao obter crédito BNDES?

Não é apenas a obtenção de mais recursos para seu negócio que o empreendedor consegue ao receber apoio do BNDES. Além dessa vantagem, uma série de outras podem dar destaque à sua empresa, proporcionando uma expansão acelerada e despertando interesse de outros potenciais investidores. Confira abaixo os principais benefícios que o BNDES pode oferecer com o apoio dado.

Opções de empréstimo

As linhas de crédito oferecidas pelo BNDES são vastas e se enquadram em cada tipo de projeto e empresa. Por exemplo, se o propósito do investimento é adquirir novos equipamentos para implementar inovações tecnológicas, o empreendedor pode optar pelo Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos).

Condições facilitadas

Em comparação aos bancos de iniciativa privada e até mesmo públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, o BNDES oferece condições facilitadas para a quitação de empréstimos. Isso significa taxa de juros reduzida e financiamento em longo prazo.

Possibilidade de parceria

Se o empresário tem planos sólidos para promover o crescimento de seu negócio, é interessante contar com o BNDES para investimentos futuros. Essa é uma ótima possibilidade que a instituição oferece às empresas que cumprem, rigorosamente, as exigências para cada projeto: elas se tornam parceiras do governo. Podem contar novamente com o apoio do BNDES.

Impactos positivos na reputação da empresa no mercado

Quando a empresa vira uma parceira do BNDES, graças à idoneidade e à importância do banco no mercado nacional, ela passa a ser reconhecida como confiável e bem administrada. Isso acontece devido ao enquadramento aos requisitos e cumprimento das metas que mencionamos, que é um grande atrativo para potenciais parceiros.

Se a sua empresa tem interesse em obter apoio do BNDES, planejamento é a palavra-chave para conseguir crédito. Portanto, é importante elaborar bem uma estratégia que descreva rigorosamente como e para que será usado o financiamento. Esse é um requisito básico para garantir acesso ao recurso.

Quando uma empresa deve solicitar um empréstimo BNDES?

A competência de todos os líderes em algum momento entra em conflito com os recursos disponíveis para avançar mais depressa. Ou seja, o potencial para crescimento é tangível, mas os recursos, principalmente financeiros, são limitados e não permitem que a empresa alcance seu desenvolvimento pleno.

Assim, talvez a empresa tenha alcançado o ponto máximo de crescimento que sua estrutura permitia. Talvez o tirocínio do empreendedor experiente só precise de um estímulo financeiro a mais para começar a gerar ainda mais lucro, inovação e diversas possibilidades de negócios.

Independentemente da circunstância, é necessário que haja muita prudência e segurança por parte do empreendedor antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo, especialmente do BNDES. Afinal, além de os recursos terem um propósito socioeconômico para o país, o mau uso do financiamento pode levar a desperdício tanto de recurso público e quanto a prejuízo para toda a população.

Portanto, o empresário deve considerar com cuidado a real necessidade de um investimento no negócio. E, quando a solicitação de apoio do BNDES for realizada,  é importante que se tenha um plano e que se saiba realmente por que é preciso mais recursos do que a empresa já tem ou é capaz de gerar sozinha.

Sendo assim, é necessário realizar uma investigação minuciosa sobre as condições da empresa antes de se ter certeza de que solicitar o apoio do BNDES é a melhor solução.

Confira a seguir algumas das razões para se solicitar a vantagem do empréstimo BNDES:

  • a empresa tem uma estrutura sólida, mas precisa de tecnologia para expandir;
  • o produto ou serviço que a empresa oferece tem alto potencial de beneficiar a população, mas a companhia não tem recursos para crescer tão depressa;
  • o empreendedor tem um plano bem elaborado para lançar seu produto ou serviço, e isso pode gerar empregos e/ou otimizar a dinâmica de parte do mercado;
  • o negócio tem claro potencial de crescimento, mas enfrenta limitações estruturais, como necessidade de mão de obra, equipamentos, mais espaço etc.

Ou seja, é fundamental estar ciente dos objetivos e das estratégias da empresa e fazer um planejamento concreto antes de solicitar esse empréstimo. Os critérios são específicos para garantir os bons resultados do apoio do BNDES. Então, enquadrar-se nesses requisitos e preparar bem seu negócio é o que vai ajudar você nesse investimento.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo. Aqui você aprendeu mais sobre como solicitar apoio do maior banco de desenvolvimento do país. Lembre-se de que não importa a área de atuação de sua empresa, desde que ela esteja alinhada às expectativas de contribuição econômica para o país, estará apta a ser beneficiada pelo apoio do banco.

Sendo assim, é crucial ter um plano que proporcione melhores condições para o país, seja por meio dos benefícios ao cliente, melhorias na dinâmica do mercado ou estímulo à sustentabilidade.

Gostou de conhecer o empréstimo BNDES como funciona e quais são seus benefícios? Então, complemente agora mesmo sua leitura.  Aprenda um pouco mais sobre o agronegócio, que cresce exponencialmente no Brasil: confira como reduzir o custo da safra.

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

simulação de crédito no Brasilcapital de giro
%d blogueiros gostam disto: