Entenda as particularidades da contabilidade rural

 em Agronegócio

A contabilidade rural está relacionada ao controle das contas de empreendimentos voltados para áreas da agricultura, agropecuária, agroindústria e zootecnia. Ela é uma ótima ferramenta para fornecer dados e auxiliar na tomada de decisão.

Em comparação à contabilidade de outros tipos de empresa, a movimentação financeira do agronegócio tem suas próprias particularidades, a começar pelo próprio patrimônio, contando inclusive com normas diferenciadas estabelecidas na legislação.

Neste post, vamos apresentar questões específicas desse tipo de contabilidade para você entender como ela é importante e diferente das outras. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe até o fim!

Instabilidade da produção

Para fazer a contabilidade das empresas rurais é necessário levar em consideração as instabilidades produtivas do setor, uma vez que a geração de renda não é mensal, no caso da agricultura, e sim apenas em épocas de colheita.

Sejam culturas permanentes ou temporárias, na contabilidade rural, o modo de interpretar os dados de investimentos é diferente, pois a cultura permanente apresenta um gasto com plantio apenas no primeiro ano, já a cultura temporária, os gastos com o plantio junto ao fluxo de caixa da propriedade devem ser contabilizados anualmente.

Por isso, é importante considerar esse fator, visto que tais informações ajudam a prever a redução de gastos ou planejar melhorias para a propriedade.

Criação de animais

Na pecuária, o ativo imobilizado é separado em três grupos, sendo:

  • rebanho de renda: representando por suínos, bovinos, ovinos e equinos, os quais são explorados pelo agronegócio para produção de bens que constituem objeto de suas atividades;
  • animais de trabalho: nesse grupo estão compreendidos os bovinos, equinos, asininos e muares, os quais são destinados a trabalhos agrícolas, de transporte e sela;
  • rebanho reprodutor: indicativa do rebanho bovino, suíno, equino, ovino etc., destinado à reprodução, incluindo a inseminação artificial.

Já o ativo circulante ou realizável a longo prazo, serão considerados todos os animais destinados a revenda ou a serem utilizados na produção para a revenda. Desse modo, a apuração da lucratividade do agronegócio só acontece após a venda.

Comercialização da safra

A atividade agrícola é inserida no exercício social para apuração das movimentações e na contabilização das culturas produzidas.

Se a regra geral da contabilidade fixa em 12 meses, coincidindo com o ano civil, o exercício social para as empresas de outros ramos, para as empresas rurais de atividades agrícolas ela estabelece o exercício social de acordo com a safra.

Isso significa que os resultados serão apurados somente após o plantio, a colheita e a comercialização da safra. Dessa forma, a avaliação do desempenho das empresas rurais será realizada logo após a finalização de todo o processo da cadeia produtiva, não precisando esperar meses e meses para levantar tais informações.

Assim, a propriedade poderá se planejar e organizar melhor as suas contas, o que permitirá criar reservas para serem utilizadas em épocas de desastres naturais, a qual está sujeita a enfrentar de acordo com a região.

A contabilidade rural é fortemente indicada para empresas do setor agrário, pois o foco está totalmente direcionado as necessidades e características próprias da rotina e realidade do agronegócio.

Além de viabilizar o conhecimento da real situação econômica do empreendimento, por meio da organização de informações pertinentes aos ativos e passivos, ela auxilia o agricultor a identificar os pontos positivos e negativos do negócio.

Gostou do nosso post sobre as particularidades da contabilidade rural? Quer ter acesso a outras publicações como esta e se manter sempre informado? Então siga nosso Facebook e LinkedIn. acompanhe as novidades!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

sensoriamento remoto nas instituições financeirastecnologia na agricultura
%d blogueiros gostam disto: