Gestão de Proagro: como um software pode te ajudar?

 em Seguro agrícola

Os softwares criados para a automatização de processos têm sido fundamentais para o desenvolvimento contínuo de diversas áreas. Você sabe, por exemplo, como eles têm contribuído para a melhor gestão de Proagro por parte das cooperativas?

Neste texto, vamos ajudá-lo a ficar mais inteirado sobre esse assunto. Fique ligado!

O que é o Proagro?

Com o intuito de atender aos pequenos e médios produtores rurais, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) é uma iniciativa do Governo Federal que tem extrema relevância para conferir maior estabilidade ao setor agrícola do país.

Dessa forma, antes mesmo de iniciarem o plantio, os agricultores fazem contato com as cooperativas de crédito que, após terem alinhado as informações com o Banco Central (Bacen) — órgão responsável por pagar as coberturas do programa —, aprovam o seguro para a prevenção de sinistros.

Essa adesão faz com que os agricultores tenham mais segurança sobre a lavoura e possam buscar seus objetivos com mais tranquilidade. Com o Proagro, eles garantem uma proteção para que, caso haja algum imprevisto, ao menos o crédito seja quitado.

Assim, se no fim das contas tudo der errado, o produtor rural consegue cobrir o crédito emprestado e também seus custos em relação ao plantio, colheita, entre outros dispêndios. Isso tudo, claro, se o agricultor tiver seguido as orientações preventivas dadas pelos engenheiros agrônomos especializados no processo de contratação do Proagro.

Essa e algumas outras etapas realizadas pelas cooperativas são fundamentais para que, ainda que haja o seguro, os imprevistos sejam evitados ao máximo. Para tal, diversos alinhamentos de informações são feitos entre as cooperativas e o SICOR, sistema do Banco Central, para garantir que a contratação do Proagro tenha sido feita de forma correta e que os cooperados estejam seguindo as orientações prestadas.

No tópico abaixo, vamos entender como um software pode auxiliar as cooperativas na gestão do Proagro, contribuindo tanto para quem contrata o serviço quanto para quem conduz o processo. Confira!

Como um software de gestão de Proagro pode ajudar?

Os softwares especializados na gestão de Proagro são fundamentais para abstrair a comunicação feita entre as cooperativas de crédito e o Banco Central. A partir do momento em que a comunicação se torna mais próxima da operação em si, os benefícios são diversos.

Os softwares permitem que as cooperativas não só enviem as informações de que o Banco Central necessita, como também disponham as informações de modo que os próprios agricultores consigam entender, com facilidade, como está o andamento de suas operações, quais documentos estão faltando, entre outros dados.

Nesse contexto, é importante ressaltar que o software atua em diferentes estágios do processo de contratação do Proagro.

Uma primeira automatização que ocorre é no Comunicado de Perdas (COP), que é o momento em que o cooperado informa à cooperativa a ocorrência do sinistro em sua lavoura. Com a ferramenta de automatização, esse procedimento fica muito mais fluido e direto.

A segunda ação alterada de forma bastante efetiva diz respeito ao Registro de Comprovação de Perdas (RCP), etapa que conta com uma vistoria de um engenheiro ou técnico agrônomo da cooperativa que, após ter ido a campo, informa ao Banco Central se as perdas realmente ocorreram como o agricultor informou.

Dessa forma, assim como no estágio anterior, o software também auxilia no alinhamento de informações ao Banco Central, o que agiliza o trâmite.

Por fim, um dos estágios altamente afetados pelo emprego de um software de gestão de Proagro é o julgamento. A partir do momento em que o técnico comprova (ou não) o relato do cooperado, uma pessoa ou comitê nas centrais é responsável por julgar e analisar se a cobertura vai ser deferida ou não.

Assim, como o software já confere uma compilação de informações mais completa até mesmo para quem julga o trâmite, ele acaba sendo importante também olhando por esse ponto de vista. Em suma, o software agiliza ao máximo essa burocracia no processo de requisição de Proagro e confere ainda mais segurança ao pedido.

Manual do Crédito Rural

Um ponto importante a destacar é que, para o julgamento correto do Proagro, é necessário que haja uma certificação da cooperativa e que ela siga todas as normas contidas no Manual do Crédito Rural (MCR), que é, afinal, o documento que dita as taxas de juros que estão valendo para aquele serviço, quanto deve ser pago ao engenheiro agrônomo, entre outros pontos.

Dessa forma, e devido ao fato de que o MCR sofre alterações ao longo do tempo (normalmente quando o Plano Safra também é mudado), os softwares acabam contribuindo também para que haja um cumprimento efetivo das normativas contidas nesse documento, adaptando-se em relação às alterações constantes e averiguando, automaticamente, se as ações estão sendo feitas conforme indicado no Manual.

Portanto, as cooperativas que utilizam as plataformas de gestão de Proagro têm apenas que se preocupar com o preenchimento das informações, o que contribui para a redução de seus custos operacionais.

Quais são os principais benefícios de utilizar um software para gestão de Proagro?

Agora que você já entendeu melhor o que é o Proagro e de que maneira um software pode auxiliar na gestão desse procedimento, vamos abordar as principais vantagens que o emprego de uma ferramenta específica traz. Confira abaixo!

Aumento da confiabilidade

Quando os softwares são empregados para a gestão do Proagro, as cooperativas, que atendem diretamente o consumidor e fazem a intermediação com o Banco Central, têm um sistema mais qualificado para alinhar as informações e evitar ruídos na comunicação.

Esse fator propicia, entre outros benefícios, um melhor julgamento final pelo comitê de análise. Se antes os julgamentos eram feitos de forma mais subjetiva, contando com percepções próprias das pessoas que analisavam os casos, com a ferramenta os pontos de subjetividade são reduzidos e o julgamento acaba sendo mais coerente.

Melhor atendimento

Em se tratando de atendimento, as cooperativas que nunca contaram com sistemas de gestão de Proagro — e agora dispõem de um — passam a ter seus procedimentos internos agilizados de forma bastante significativa.

Isso porque as informações podem ser acessadas de forma muito mais rápida, o que gera uma série de benefícios no atendimento, como agilidade na resolução de dúvidas, disposição de informações, geração de insights, entre outros.

Fácil acesso às informações

Por fim, intimamente atrelada ao benefício anterior, está a facilidade de acesso a informações que o software propicia. E isso vale tanto para quem trabalha nas cooperativas ou no Banco Central quanto para o agricultor que requisitou o seguro.

Com o sistema de Proagro integrado e o identificador único do Banco Central, recorrer a sistemas e planilhas antigas para o acesso às informações deixou de ser necessário. Tudo passou a ficar compilado em uma única plataforma, facilitando as consultas e a melhor visualização dos trâmites.

Assim, pode-se ter clareza sobre a situação do pedido e ainda receber notificações por possíveis atualizações quanto ao processo, sem depender de terceiros para acessar as informações. Além disso, os softwares contam com a vantagem de serem responsivos, podendo ser acessados por meio de celulares, tablets ou computadores.

E então, conseguiu entender como um software pode auxiliá-lo na gestão de Proagro? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções nesse sentido!

 

 

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Integração de processos: conheça seus benefícios - Negócios Softfocus
%d blogueiros gostam disto: