Gestão de tempo: 6 dicas para organizar suas atividades

 em Dicas

Todos são capazes de controlar como o tempo passa. Quando se ouve dizer que uma pessoa faz todas as suas tarefas do dia com produtividade, trata-se, na verdade, de alguém que sabe fazer uma boa gestão de tempo e de suas atividades, com foco em conseguir fazer tudo o que lhe é proposto, dentro dos prazos certos.

Ou seja, é uma pessoa que usufrui de cada espaço do seu dia, prevendo sempre o que vai fazer em cada momento. Hoje em dia, basta observar a rotina dos adolescentes para ver como o ritmo de vida está acelerado.

Mas, afinal, como fazer uma boa gestão? Veja 6 dicas para serem adotadas no seu cotidiano e, assim, conseguir alcançar um melhor desempenho! Boa leitura!

1. Crie listas de tarefas

Esse é um dos métodos mais simples para que você controle melhor o seu tempo. Crie listas de tarefas que precisam ser realizadas a cada dia e não deixe de seguir essa lista à risca sempre começando pelas mais importantes, certo?

Pode até parecer uma bobagem, no entanto, o simples fato de escrevê-las ou, então, de utilizar algum software, por exemplo, torna mais claros, na sua mente, os próximos passos durante o seu dia a dia.

2. Planeje para saber o que vai fazer

Tenha sempre um bom planejamento. A lista de tarefas é muito útil, mas lembre-se de que é preciso planejar a semana ou, pelo menos, os próximos três dias. Fazer um planejamento permite que você tenha a visão do que deve ser feito e de como será realizada cada atividade.

É muito comum ver pessoas que começam o seu dia sem saber quais são as demandas principais. Esse é um hábito muito negativo quando falamos de gestão de tempo. Afinal, como alcançar resultados relevantes administrando bem o tempo se não conhecemos as nossas prioridades?

Reserve 15 minutos do seu dia para fazer um planejamento de todas as suas tarefas. Tal processo vai garantir que elas sejam cumpridas com maior eficiência e rapidez.

3. Ajuste-se conforme necessário

Aconteceu algo inesperado e o dia não rendeu como você planejou? Fique tranquilo. Não há problema algum, pois isso acontece sempre. Você não pode dizer que sabe como fazer um bom gerenciamento do tempo até realmente aprender como lidar com esses entraves.

A única maneira é conseguir se adaptar às novas circunstâncias. Então, quando você conseguir seguir essas dicas, fazendo uma distribuição das tarefas e começando pelas mais relevantes, é bem provável que seja capaz de adiar apenas os afazeres superficiais para o próximo dia.

4. Direcione corretamente o trabalho

Como conquistar suas metas sem saber quais são elas? Tal pergunta já mostra a importância de definir alvos antes de começar a se dedicar para alcançá-los. Aliás, são eles que vão ditar o caminho que deve ser perseguido para que as suas tarefas sejam realizadas de modo produtivo.

A partir do momento em que você deixar bem claros os objetivos que deseja atingir, será mais fácil eliminar as distrações que podem aparecer no dia a dia e realmente agir para conquistar o que foi determinado.

5. Estabeleça prazos a cumprir

Não se esqueça dos prazos para cada um dos objetivos, afinal, eles são indispensáveis para que os seus ideais deixem de ser apenas sonhos e passem para planos concretos.

Enquanto não houver uma data à vista, você continuará dando espaço para outras tarefas e compromissos menos importantes.

6. Finalize as suas tarefas

É fundamental ter dedicação e muita disciplina para cumprir todas as suas demandas diárias sem atrasos. Então, trabalhe para que a sua lista de tarefas fique vazia quando terminar o dia. Dessa maneira, você não vai precisar correr para finalizar uma atividade, ou pior, deixá-la para o outro dia.

Sem dúvidas, colocar em prática todas essas dicas para uma boa gestão de tempo é um grande desafio. Mas, ao ter metas claras, estabelecer prioridades e saber conduzir suas atividades, você vai alcançar um gerenciamento perfeito e ainda melhorar o desempenho do seu dia a dia.

E aí, gostou do post? Então aproveite e leia também o texto “Saiba como aumentar produtividade da sua equipe” para aprender mais sobre o assunto! Vamos lá!

 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

reduzir custos na empresacontratar um software de análise de risco
%d blogueiros gostam disto: