Integração de processos: conheça seus benefícios

 em Seguro agrícola

Fundamental para dar agilidade à análise e concessão de crédito aos seus clientes, a integração de processos é de extrema importância para o sucesso de todo e qualquer tipo de instituição financeira.

Peça-chave no que se refere ao manejo das informações, um sistema integrado permite centralizá-las de modo a otimizar o seu tempo e evitar o acúmulo de funções.

Para quem deseja ser reconhecido como um gestor rápido e eficiente para lidar com as demandas do trabalho, a integração de processos é uma obrigação; se ela não existir, conquistar esse reconhecimento será uma tarefa um tanto quanto mais difícil.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo. A seguir, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é a integração de processos?

De forma clara e objetiva, a integração de processos pode ser descrita como uma prática operacional que visa conferir um melhor alinhamento acerca das informações do negócio.

Para que isso seja de fato possível, ela deve ser adotada com base na tecnologia da informação (TI). Seu propósito é simples, mas muito significativo para o crescimento da organização: ampliar a sua visão interna, torná-la mais abrangente e, consequentemente, suportar as tomadas de decisão.

Com a intensificação do fluxo de dados, não integrá-los significa prejudicar a sua competitividade no mercado, enquanto o inverso possibilita otimizar a sua rotina, eliminando parte dos procedimentos manuais e proporcionando um ganho de desempenho.

Como é feita a integração de processos por meio de um software?

Para melhor expor essa ideia, tomando o Proagro como exemplo, a integração de processos surgiu, a princípio, de uma submersão na maneira como as atividades vinham sendo feitas.

Portanto, antes de mais nada, é preciso compreender como as operações são realizadas sem a integração, analisando e mapeando cada uma de suas etapas (incluindo as personas) para, a partir de então, extrair, descrever e reunir as informações obtidas.

Isso é importante para se ter a clareza e o entendimento sobre como tudo é feito. Sem essa percepção, não se pode pensar em como a integração de processos pode ser efetuada por meio de um software.

Vale destacar que, para promover a melhor experiência para o usuário, a ferramenta por si só nem sempre será a solução. Em determinadas situações, é necessário que haja uma mudança operacional.

Nesse sentido, estamos nos referindo ao excesso de burocracias, etapas e procedimentos que travam a vazão dos trabalhos. Às vezes, devido à falta de tempo, questões como essas passam despercebidas sem que ninguém as observe de uma forma mais produtiva.

Via de regra, essa falta de tempo para melhorar os processos internos é normalmente relacionada ao acúmulo de afazeres. E é exatamente nesse ponto que os softwares começam a entrar em ação.

Por serem desenvolvidos para a automatização das atividades, os softwares podem proporcionar soluções verdadeiramente úteis. Assim, tenta-se entender as circunstâncias para depois oferecer as soluções técnicas e necessárias para a resolução dos impasses.

Em resumo, a integração de processos por meio de um software é feita de modo a solucionar os problemas. O que nós oferecemos, por exemplo, não é somente uma ferramenta para integrar as áreas do negócio, mas sim um sistema que já é apresentado com os seus dilemas resolvidos.

Essa particularidade se concretiza em uma aplicação computacional que propicia o bom andamento das operações.

Quais são os benefícios para o negócio?

Um dos maiores benefícios da integração, novamente no contexto do Proagro, é a redução de ruídos. E o que isso quer dizer nesse caso? Significa que a integração dos trabalhos tem como consequência a diminuição dos erros operacionais.

Quando não são integradas, as informações precisam ser repassadas de um setor para outro de forma manual, aumentando, desse modo, a possibilidade de desencontros e falhas. Quanto mais etapas estiverem envolvidas, maior será o ruído na troca de informações dos processos que não estiverem integrados.

É preciso entender que, ao integrar os processos, você proporciona uma maior dinamização à sua gestão de dados, contribuindo, assim, para um alinhamento ágil e automatizado de acordo com os diferentes estágios de processamento.

Para facilitar a sua compreensão no que se refere às vantagens da integração de processos, vamos abordá-las individualmente. Confira as principais a seguir:

Minimização dos erros e retrabalhos

Como já mencionamos, não contar com a ajuda de um sistema integrado incidirá em um maior número de erros e retrabalhos. Diante da correria do dia a dia, é normal que alguma atividade seja deixada para trás ou realizada de maneira equivocada.

Porém, é fato incontestável que, ao promover a integração de processos, esses tipos de situação são minimizados.

Otimização do tempo

Por automatizar a maior parte das tarefas, a boa utilização do software em questão permite economizar tempo com uma série de atividades que até então precisavam ser realizadas manualmente.

Assim, você e sua equipe ficarão disponíveis para se dedicar aos afazeres mais importantes e estratégicos para o sucesso do negócio e a satisfação dos clientes.

Redução de custos

Outro benefício que merece ser salientado é a redução de custos. E é fácil entender o motivo, já que, ao minimizar os erros e retrabalhos e otimizar o tempo, será possível diminuir as despesas relacionadas às operações.

Aumento da produtividade

Por último, mas não menos relevante, vem o aumento da produtividade. Devido à automação, os processos serão agilizados e você não precisará mais se preocupar com a execução cotidiana de boa parte deles.

Para concluir, é interessante falarmos que os sistemas podem ser mais analíticos e menos operacionais; tudo depende do seu próprio uso. De uma forma ou outra, diversas áreas da empresa poderão se beneficiar da integração de processos.

O objetivo é fazer com que os colaboradores de sua empresa dediquem o seu tempo somente ao que é mais essencial e da melhor forma possível. Simples assim.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a integração de processos. Se você quiser saber mais e conhecer a nossa solução, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

 

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Gestão de Proagro softwaresoftfocus
%d blogueiros gostam disto: