Logística no agronegócio: como melhorar o transporte da produção na lavoura?

 em Agronegócio

A logística no agronegócio tem um papel fundamental na eficiência das lavouras. Com o aumento da produtividade, os empreendedores do campo são capazes de entregar produtos agrícolas com melhor qualidade. O problema é que eles precisam chegar ao mercado no tempo correto para o consumo.

As condições ruins das rodovias brasileiras geram um empecilho no processo, mas o uso da tecnologia melhora a gestão de toda a propriedade e auxilia na distribuição da produção. Com uma logística bem planejada, os alimentos chegam com o menor custo possível e dentro do prazo estipulado.

Separamos algumas informações para que você possa melhorar o transporte na sua lavoura. Continue a leitura!

Organização é o ponto central da logística no agronegócio

A logística no agronegócio funciona de forma cíclica e demanda atenção do empreendedor em todas as etapas, divididas entre:

  • suprimentos: compra dos insumos;
  • apoio à produção;
  • distribuição: quando os alimentos chegam nos pontos de venda.

Considerando que objetivo principal é reduzir os custos de produção e ter um alto aproveitamento, a organização das etapas acima é essencial para aumentar as margens de lucro da lavoura.

Nesse sentido, é importante fazer uma correta armazenagem dos materiais para não desperdiçar insumos e garantir que a colheita seja realizada no prazo correto para não perder as vendas.

Benefícios da tecnologia para a logística

A tecnologia virou uma extensão do ser humano e o uso de aparelhos celulares, por exemplo, é cada vez mais comum no país. Além disso, soluções mais avançadas foram disponibilizadas para o campo, prometendo revolucionar a gestão das propriedades rurais, tanto na produção como na distribuição da safra.

A principal dica é a contratação de um software agrícola para administrar todos os processos.

Em geral, para que o transporte da produção seja vantajoso, é necessária uma carga mínima e um prazo estipulado. Dessa forma, você precisa gerenciar corretamente todos os insumos para ter uma safra eficiente e sem desperdício.

Outro benefício da tecnologia é o comércio eletrônico, que pode ser utilizado tanto na venda da produção quanto na compra de soluções para melhorar a lavoura. A tendência é que, nos próximos anos, a participação da internet na venda das safras seja cada vez maior, de modo que você poderá negociar os seus alimentos online.

Conhecimento de mercado pode fazer a diferença

Uma das principais características dos produtos agrícolas é a perecibilidade, ou seja, eles têm vida útil e precisam ser consumidos em tempo determinado. O prazo varia de acordo com cada tipo de alimento e são necessários cuidados especiais para não comprometer a qualidade, como na armazenagem das frutas.

Por isso, conhecer o mercado gera uma vantagem para o produtor. É importante entender a demanda e negociar a comercialização da produção para plantar a quantidade correta e não sofrer com queda nos preços ou excesso de alimentos. Nesse caso, a dica é utilizar a tecnologia para acompanhar todo o processo.

Otimizar a logística no agronegócio é uma necessidade para ter uma lavoura mais eficiente e aumentar o patrimônio dos produtores rurais. O investimento em soluções tecnológicas para gerir os processos produtivos é recomendado porque influencia todas as etapas da safra e gera uma precisão maior nas informações, o que significa uma melhor tomada de decisão.

E aí, o que achou desse artigo? Que tal compartilhar as informações nas suas redes sociais? Assim, você pode auxiliar seus amigos produtores a conquistar melhores resultados nas lavouras!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

aplicação de defensivos agrícolasinteligência artificial na irrigação
%d blogueiros gostam disto: