O que analisar antes de contratar um software de análise de risco?

 em Dicas

Todos os proprietários de empresas devem levar a segurança de TI a sério, mas poucas organizações podem pagar suas próprias equipes de segurança internas, e seu próprio time de TI provavelmente não é um especialista na incrível variedade de produtos e serviços de segurança.

Se você não está confiante nas defesas de seus sistemas, talvez seja hora de trazer um software de análise de risco para proteger melhor o seu negócio.

No entanto, há uma série de fornecedores de segurança de TI lá fora — muitos dos quais falam seu próprio idioma de tecnologia desconcertante. Então, como você sabe se está escolhendo alguém verdadeiramente qualificado? E o que analisar antes de contratar esse serviço? Veja agora neste artigo!

Risco de segurança da organização

Muitas vezes os consultores de segurança estão muito focados na tecnologia e têm o hábito de recomendar soluções únicas para riscos de segurança. Se um consultor diz: “Você precisa comprar este conjunto de ferramentas e isso irá consertar tudo para você”, é o caminho errado.

A segurança é uma abordagem baseada em risco e desenvolve políticas para impor um procedimento de suporte. É crucial tomar decisões de segurança com base na análise de risco.

Para identificar os riscos que seu projeto pode ser submetido, é importante primeiro estudar os problemas enfrentados por projetos anteriores e/ou de acordo com o seguimento e estrutura de processos da organização.

Funcionalidades do software

O software de análise de risco é um aspecto muito importante da gestão de riscos. Por ele, a ameaça é identificada e depois categorizada. Após a categorização da ameaça, o nível, a probabilidade (porcentagem) e o impacto são analisados.

A probabilidade é definida em porcentagem depois de examinar quais são as chances do risco ocorrer devido a várias condições técnicas. Essas condições técnicas podem ser:

  • complexidade da tecnologia;
  • conhecimento técnico obtido pela equipe de testes;
  • conflitos dentro da equipe;
  • equipes sendo distribuídas em uma grande área geográfica;
  • uso de ferramentas de teste de baixa qualidade.

Essas funcionalidades produzem abordagens para identificar riscos ou problemas associados à implementação e operação de tecnologia da informação, produtos e processos; avaliando sua probabilidade e iniciando estratégias para testar esses riscos.

Benefícios do software de análise de riscos

Os benefícios de se contratar um software de análise de risco também devem ser avaliados como forma de evitar expectativas irreais. Conhecer as possibilidades saneará os pontos de avaliação e mudança adequadas às suas necessidades.

Foco no risco para a organização

As organizações que implementaram um software de análise de risco observaram que aumentar o foco no risco nos níveis superiores, resulta em mais discussão sobre isso em todos os níveis. A mudança cultural consequente permite que o perigo seja considerado de forma mais aberta e quebra os depósitos em relação à forma como ele é gerenciado.

A comunicação e discussão de risco é reconhecida não apenas como um processo para fornecer informações à gerência sênior, mas também como uma maneira de compartilhar informações de risco dentro e entre as operações da empresa, e permitir uma melhor compreensão e tomada de decisão em todos os níveis de segurança.

Relatório de risco padronizado

O software de análise de risco suporta melhor estrutura, relatórios e avaliação de ameaças. Informações padronizadas que acompanham riscos corporativos podem melhorar o foco de diretores e executivos, fornecendo dados que permitem melhores decisões de mitigação de perigo.

A variedade de dados (status dos principais indicadores de risco, estratégias de mitigação, riscos novos e emergentes etc.) ajuda as lideranças a entender as áreas de ameaça mais importantes.

Um dos principais valores do relatório de risco é o melhoramento, pontualidade, concisão e flexibilidade dos dados de ameaça. Isso fornece os elementos necessários para melhorar os recursos de tomada de decisão dentro dos níveis executivo e direção, e em outras camadas de gerenciamento.

Foco aprimorado e perspectiva sobre risco

O software de análise de risco desenvolve indicadores líderes para ajudar a detectar um evento potencial de risco e fornecer um alerta precoce.

As principais métricas e medidas de perigo melhoram ainda mais o valor de relatórios e análises e fornecem a capacidade de rastrear possíveis mudanças em vulnerabilidades de risco ou probabilidade, potencialmente alertando organizações para mudanças em seu perfil de ameaça.

Ele também permite um ponto de vista mais completo sobre o risco. As práticas tradicionais de risco enfocam a mitigação, aceitação ou evasão. No entanto, processos de análise de risco efetivos geram uma estrutura para avaliar a ameaça como uma oportunidade para aumentar as posições competitivas e explorar certas condições de mercado e operacionais.

Credibilidade do fornecedor

Ao avaliar fornecedor de software e parceiros de tecnologia, busque seus antecedentes, saiba há quanto tempo eles estão no negócio, se eles estão crescendo ou reduzindo o tamanho.

Também é importante procurar fortes capacidades e credibilidade, se eles têm certificações de parceiros relevantes para a(s) solução(s) que você está procurando implementar, se têm uma equipe de engenharia para se concentrar no desenvolvimento de produtos e soluções.

Veja o que os outros clientes têm a dizer. Peça aos fornecedores referências em sua indústria, os clientes felizes vão compartilhar com prazer suas experiências com você. Ao falar ou enviar e-mails para esses clientes, certifique-se de perguntar:

  • há quanto tempo eles são clientes?
  • como esse provedor abordou suas necessidades específicas com uma empresa que faz negócios em sua indústria específica?
  • o atendimento ao cliente é responsivo e experiente?

Além disso, pesquise na web por comentários, positivos e negativos, do fornecedor. Entre em contato com a empresa fornecedora para tirar dúvidas, avaliar o nível de informação e qualidade de atendimento.

Por meio de todas as análises acima mencionadas um software de análise de risco pode permitir uma melhor gestão de custos e visibilidade de perigo relacionada a atividades operacionais,. Também proporciona uma melhor gestão das condições econômicas, competitivas e de mercado, e aumenta a alavancagem e consolidação de funções de gerenciamento de riscos diferentes.

Agora que você sabe quais os pontos analisar antes de contratar um software de análise de risco, não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de mais informações!

 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

gestão de tempootimizar a análise de crédito
%d blogueiros gostam disto: