O que você precisa saber sobre inovação disruptiva?

 em Dicas

A inovação disruptiva é baseada na transformação de um mercado ou nicho, trazendo aprimoramento aos processos, sendo eles focados em simplicidade, agilidade, acessibilidade e conveniência.

É dessa forma que aparecem produtos capazes de modificar hábitos e revolucionar uma realidade de modo geral ou, no mínimo, uma considerável parte dela.

O foco da inovação disruptiva está nos processos de transformação de itens e serviços já existentes.

Para obter mais informações sobre o tema e como adotar essa estratégia em sua empresa, siga com a sua leitura.

O que difere a inovação disruptiva da tradicional?

A inovação disruptiva rompe com os modelos de modernização conhecidos, o que gera mudanças e novas demandas nos negócios, além de se diferenciar no modo em que são atendidas as pessoas e a prestação de serviços.

Mas afinal, o que a inovação disruptiva tem de diferente da inovação tradicional?

No que se pode ser notado, tudo se refere aos novos produtos e serviços que são desenvolvidos para facilitar cada vez mais a vida das pessoas.

A confusão entre as inovações é normal, porém a diferença básica entre elas é o fato de que a inovação é única e simplesmente faz parte de um processo existente.

Nesse sentido, a partir desse processo que  não é mais nenhuma novidade, um novo modelo surge mais aprimorado, com funções agregadas, proporcionando mais eficiência para o consumidor.

Isso não significa que não acontecem mudanças consideráveis no mercado. No fim das contas, ele continua sendo atendido pelas mesmas empresas, produtos, marcas ou serviços.

O que se pode perceber é não existem grandes rompimentos na estrutura mercadológica disponível, assim como não acontece com a inovação disruptiva.

Diante disso, um fator difícil de ser mensurado deve entrar em campo, ou seja, a intuição, que vai muito além de estudos direcionados a serviços e produtos modernos ou de pesquisas específicas.

Como adotar esse tipo de inovação em uma empresa?

Implantar a inovação disruptiva dentro de uma organização exige mudanças administrativas, ou seja, é preciso um choque de gestão. Veja como fazer.

Busque fornecedores e parcerias tecnológicas

O desenvolvimento de fornecedores sob a ótica da inovação disruptiva deve ser baseada em critérios como a afinidade com o serviço/produto que está sendo criado e a segurança da sua entrega, pois esse entendimento será essencial para encontrar aqueles que sejam capazes de suprir a demanda.

Isso também vale para os parceiros de tecnologia, sendo que nesse caso deve haver ainda a busca por conhecimento técnico complementar para ajudar no desenvolvimento das soluções.

Estabeleça  novos modelos de negócios

Para a empresa adotar como estratégia a inovação disruptiva, um novo modelo de negócio deve ser desenvolvido. Nesse novo modelo as mudanças dentro da organização devem ser drásticas, de modo que a criação de novos produtos e serviços poderá abalar o mercado inteiro e até desestabilizar a concorrência.

A inovação deve ser algo recorrente dentro das empresas, para que assim ela não corra riscos e se mantenha sempre à frente do mercado.

Adote a jornada do cliente

A inovação disruptiva deve trazer modificações positivas à jornada do cliente. A eficiência dos processos por meio da tecnologia causa impactos tanto no mercado interno quanto externo, sendo que é nesse último que se deve perceber os benefícios trazidos a jornada do cliente.

Um bom exemplo disso é o uso de aplicativos de transportes, muito utilizados hoje em dia para facilitar a locomoção e proporcionar maior comodidade para as pessoas.

A inovação disruptiva nada mais é do que a busca pela melhoria dos processos e a redefinição de produtos/serviços presentes no mercado. A sua implantação deve ser feita com uma grande transformação nos hábitos e planejamento de toda a organização. Assim, será possível usufruir dela e observar os resultados da sua empresa crescerem vertiginosamente.

Quer mais conteúdos como este? Curta a nossa página no Facebook! Assim, você terá acesso a outros textos sobre inovação e tecnologia além de outros assuntos interessantes.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

otimização de processosgestão de propriedades rurais
%d blogueiros gostam disto: