Fique por dentro dos maiores desafios enfrentados pelo pequeno produtor

 em Crédito Rural

O produtor rural é um dos tipos de proletariado que mais sofre com problemas em suas propriedades. Seja pelo clima ou questões financeiras, eles enfrentam dificuldades que prejudicam sua produtividade.

Por isso, neste artigo, mostraremos quais os principais desafios enfrentados pelo pequeno produtor e como superá-los. Também falaremos sobre o valor desses trabalhadores, que a partir da inovação e tecnologia, tem proporcionado um crescimento cada vez maior das produções rurais. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

A importância da agropecuária no Brasil

O ramo da agropecuária no Brasil tem recebido cada vez mais investimentos. Graças às tecnologias adquiridas pelo pequeno produtor rural, as colheitas são alvo de novos investidores e distribuidores.

Com os avanços tecnológicos, administrar o agronegócio tornou-se lucrativo e diferenciado. Algumas ferramentas auxiliam nesse desenvolvimento, são elas:

  • robótica;
  • ferramentas de gestão;
  • biotecnologia;
  • agricultura de precisão.

Esses são alguns exemplos de tecnologias benéficas para o produtor rural. Com essas ferramentas em mãos, a produção de alimentos cresce e os impactos ambientais são minimizados.

Além das questões tecnológicas, a economia é outro fator preocupante para os trabalhadores do campo. Para isso, temos o Proagro, que dá suporte ao pequeno produtor, caso ele tenha algum prejuízo em sua lavoura.

Esse programa serve como uma garantia para o desenvolvimento da agropecuária. O Proagro auxilia nas perdas de produtos que sofreram com: chuvas e geadas, doenças, temperaturas elevadas, ventos muito fortes e secas. Entre seus benefícios está o seguro, que mantém a comercialização dos produtos cultivados.

Ao falarmos da importância da agropecuária no Brasil, é fundamental citar que ela possibilitou a execução de outras atividades econômicas, pois com a matéria-prima extraída das colheitas, ocorre a distribuição e vendas de diversos produtos no mercado.

Outro programa importante para o desenvolvimento agrícola é o Pronaf, que ajuda principalmente micros e pequenos agricultores. Partindo do princípio que trata-se de um apoio quando se refere ao crédito ideal, esse programa conta com taxas competitivas, além de conter mais de 10 linhas de crédito.

Eles ajudam em diversas necessidades encontradas pelo produtor rural, como:

  • infraestrutura melhorada e modernizada;
  • produtos agroecológicos e orgânicos com maior investimento;
  • financiamento para diminuir o impacto ambiental;
  • créditos para as mulheres.

A agricultura familiar torna importante-se nesses momentos, pois fortalece a ação proposta pela ONU chamada “Mapa da Fome”. Um estudo feito pela organização que mostra os países que enfrentam dificuldades no ramo alimentício.

Mais ou menos 84% dos trabalhadores rurais no Brasil estão dentro da classificação de agricultura familiar, com estimativas de crescimento nesses números.

Já na parte da economia, a agropecuária ultrapassa os 20% do PIB nacional. E não é só o mercado interno que possui vantagens, mas o externo também, fazendo com que o Brasil seja o terceiro maior país em atividade de exportação.

Em relação as cooperativas, a economia teve um aumento de 200% na contratação de crédito rural dentro dos últimos oito meses.

Esse tipo de atividade cresce cada vez mais no Brasil, ajudando os pequenos produtores a aumentarem suas produções e também a manter o seguro e a concessão de crédito.

Dentro do contexto familiar, a agropecuária está refletida nas rendas, na geração de empregos e na produção de alimentos. De acordo com o Censo Agropecuário:

  • apenas 20% das terras são pertencentes ao grupo de agricultura familiar;
  • a agricultura familiar gera em torno de 80% do total desses campos, ocupavam 70% da mão-de-obra dentro dos municípios brasileiros;
  • das unidades produtivas: 87% de mandioca, 70% feijão, 59% de suínos, 58% de leite, 46% de milho, 50% em aves, 38% de café, 34% na produção de arroz, 30% na criação de bovinos e 21% na produção de trigo.

Outro dado interessante é que dentro de ⅕ das campos rurais no Brasil, ⅓ pertence a agricultura familiar. Provando que o pequeno produtor rural tem se destacado cada vez mais.

Os desafios que o pequenos produtor rural enfrenta e como superá-los

O pequeno produtor também enfrenta algumas dificuldades em seu percurso. Segundo o presidente da Embrapa, a agricultura se ramificou de forma que muitas atividades podem ser exercidas. Com isso, surgem os seguintes obstáculos:

  • mudanças no clima;
  • incentivar as pessoas a consumir produtos saudáveis;
  • controlar pragas e outros contaminantes;
  • o desperdício de alimentos;
  • dificuldades econômicas;
  • produção de energia;
  • preocupação com o bem estar social.

Para superar esses desafios, é necessário investir em ferramentas e tecnologias de maior qualidade. Máquinas automatizadas são uma boa pedida, pois as mesmas fazem um percurso na lavoura sem a necessidade de um operador.

Além disso, drones aéreos, programados por um software também são uma opção para manter o controle e a qualidade do campo.

Outra opção de superação é o uso do plantio direto — um método que traz benefícios e praticidade, ao mesmo tempo em que previne erosões no solo e outros problemas.

Esse sistema evita atividades de arado, facilitando a vida do produtor. Com isso, a matéria orgânica passa a ser mais valorizada, ocasionando a diminuição de fertilizantes e demais agrotóxicos.

As maneiras de garantir sucesso no agronegócio

Para garantir o sucesso em sua colheita, é preciso adaptar-se as mudanças estabelecidas no campo do agronegócio e abrir a mente para novas possibilidades de produção rural.

A mão de obra diminui com as novas tendências tecnológicas, e assim o pequeno produtor acaba não sendo “escravizado” pelo trabalho.

Para compreender melhor, veja algumas maneiras de manter o sucesso do seu agronegócio:

  • invista em tecnologia;
  • contrate profissionais qualificados;
  • melhore constantemente o solo;
  • mantenha a gestão financeira sempre em dia.

Com base nessas informações, foi possível analisar como a agropecuária é um símbolo importante e fundamental na vida do pequeno produtor rural.

Desde questões econômicas até as de desenvolvimento e distribuição, o agricultor deve desempenhar com êxito suas tarefas, superando os desafios e garantindo o sustento de sua família.

Agora que você aprendeu sobre os problemas enfrentados pelo pequeno produtor, aproveite para saber melhor como funcionam as tecnologias implementadas nos campos e como elas contribuem para os processos rurais!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

linhas de crédito do pronafaprovação de crédito
%d blogueiros gostam disto: