Proagro Fácil – Entenda o impacto na rotina da Cresol Central com a utilização da solução

 em Seguro agrícola

O Proagro fácil surgiu com o intuito de facilitar as demandas de instituições financeiras que liberam o seguro do programa Proagro para agricultores, que sofrem pelas perdas em seus negócios por causa de desastres naturais. Além disso, o software permite que todas as transações realizadas atendam às normativas do Banco Central.

Para dar exemplo de como esse sistema operacional dá certo, trouxemos a opinião da empresa Cresol, que utiliza em sua instituição esse suporte lógico desenvolvido pela Softfocus — que atua junto a bancos e financeiras, oferecendo agilidade e inovação para destacá-los por meio de tecnologias sofisticadas, conectando-os às novas tendências de negócios digitais.

Acompanhe este case de sucesso e veja como essa tecnologia também pode ajudar nas atividades do dia a dia da sua empresa e aumentar o sucesso dos negócios. Boa leitura!

Quem é a Cresol?

A Cresol é uma cooperativa de crédito rural que age de forma solidária. Ela surgiu por meio dos agricultores familiares de pequeno porte, que não tinham acesso às técnicas e ao crédito rural. Esses agricultores se juntaram e foram em busca de recursos com o auxílio do Banco do Brasil.

A Cresol iniciou suas atividades, no sudoeste do Paraná, no município de Francisco Beltrão — onde também está instalada a sede da Central Cresol Baser. Atualmente, a instituição tem uma ampla linha de abrangência com postos de atendimentos no Paraná, em Santa Catarina, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Rondônia, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com expansão para novas áreas.

Presente no mercado há 23 anos, tem mais de 30 cooperativas filiadas à Central e mais de 100 postos de atendimento.

A principal meta das Cooperativas Cresol é promover sempre a integração financeira e o desenvolvimento social em cada uma das regiões em que está incorporada, aproximando dos cooperados os produtos e serviços financeiros. Além de ser uma instituição financeira completa, a Cresol é hoje um modelo da força da agricultura familiar.

Como a Cresol conheceu a Softfocus?

À medida que a Cresol formava a sua base estrutural, percebia-se a necessidade de automatizar os serviços. Desse modo, a empresa buscou no mercado soluções tecnológicas avançadas, que trouxesse agilidade para os seus negócios, além de facilidade no seu modo de operação.

Para isso, a instituição contratou a SIC (Sistema Integrado de Crédito), operado pela SoftFocus. A partir desse momento, a Cresol tomou nota de quem era a empresa de soluções arrojadas, com a qual iniciou uma boa parceria.

A Softfocus auxilia a Cresol em todos os seus serviços oferecidos, que vão desde a parte de contratação, aprovação e liberação de crédito rural, além da elaboração de projetos técnicos e propostas.

Desde então, juntas desenvolveram o Proagro Fácil. A participação da Cresol nesse processo foi com a colaboração de seus feedbacks para melhoria e adaptação do sistema, a fim de alinhar as transações creditícias rurais às necessidades da empresa.

Qual é a importância do Proagro Fácil para a instituição?

Antigamente, o processo de requisição do Proagro era muito trabalhoso. A cooperativa deveria emitir uma cópia da requisição e, em seguida, imprimir, coletar assinaturas, digitalizar tudo e enviar por e-mail. Somente depois de algum tempo essa comunicação era submetida ao Sicor.

Hoje, o Proagro Fácil permite a própria cooperativa incluir no Sicor todas essas informações, pois o sistema é sincronizado. Isso facilita e agiliza muito o processo de requisição e liberação de crédito.

O Proagro Fácil trouxe como benefício para a Cresol:

  • automatização de súmula de julgamento, COP e RCP — o que evita erros e trabalhos manuais;
  • aumento da produtividade para efetuar julgamentos de Proagro, atendendo melhor seus beneficiários;
  • integração com setor de julgamento do Proagro, melhorando e agilizando a comunicação entre os setores da instituição;
  • notificação automática do agente com o perito, garantindo agilidade no processo e confiabilidade nos dados.

O Proagro Fácil automatiza os cálculos referentes a perícias e indenizações, o que Permite que a Cresol trabalhe com mais tranquilidade, sem chances de erros. Toda a operação é desenvolvida de acordo com as regras do Banco Central.

Como a Cresol avalia os resultados com a Proagro fácil?

De acordo com o entrevistado Valdesir Suzin, analista de crédito da Cresol Central, com o Proagro Fácil, os processos para requisição do seguro Proagro ficaram bem mais rápidos. A comunicação entre a instituição e o programa passou a ser desenvolvida na própria cooperativa, diminuindo as chances de erro — porque foram elaboradas travas no sistema para interromper qualquer tipo de problema.

Quando acontecia qualquer erro, era preciso devolver tudo para a cooperativa corrigir, e só depois tentava-se lançar no sistema da Sicor novamente — o que tornava o processo bem lento. Isso dificultava muito a vida do agricultor, que precisava logo do benefício para retomar suas atividades.

Outra etapa do processo que se tornou mais ágil foi o envio do acesso ao perito. O processo ficou mais prático, pois tudo aquilo que retorna ao Sicor já é enviado ao perito.

Ao longo da parceria entre as empresas, quais são os principais benefícios que o Proagro Fácil trouxe para a Cresol Central como um todo?

Para a Cresol, a relação com a SoftFocus é vista como positiva. Essa parceria é construída à base de muita conversa, e sempre optam por decisões conjuntas, em busca de facilitar os processos da empresa

Antes de qualquer decisão, ambas entram em consenso sobre até onde querem chegar e, assim, alinham o sistema de forma a diminuir cada vez mais as chances de erros. Dessa maneira, é possível ter mais eficiência no trabalho.

Diminuir falhas no sistema gera mais segurança para o agricultor. Isso acontece porque, dependendo do tamanho problema, o programa pode penalizar o beneficiário ou até mesmo o Banco Central pode ser prejudicado.

Por essa razão, a Cresol desenvolve os seus trabalhos com mais segurança e confiabilidade, tanto para a empresa quanto para os principais envolvidos na transação. Isso garante também a eficácia do Programa Proagro quando ele concede o crédito com confiança.

Viu só como vale a pena trabalhar com o Proagro Fácil? Agora que você já conhece todos os benefícios que esse software arrojado pode oferecer para sua empresa, com garantia de quem testa e aprova o sistema, que tal implantá-lo no seu negócio? Com ele você pode aumentar até 20 vezes a quantidade de processos e julgamentos diários do Proagro.

Se você está em busca de soluções otimizadas para sua empresa e quer saber mais sobre Proagro Fácil, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo e buscar o que for preciso para solucionar as suas necessidades!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

softfocusProagro
%d blogueiros gostam disto: