Quais são os pilares da transformação digital no mercado financeiro?

 em Dicas

Você já ouviu falar nos pilares da transformação digital? A internet foi uma grande revolução nos negócios e o mercado financeiro foi impactado com o surgimento de empresas pequenas, que conseguem oferecer soluções importantes e são pautadas pela eficiência na utilização dos recursos.

Para quem trabalha no ramo, é fundamental conhecer as áreas nas quais o meio digital mudou a relação com os clientes e os produtos, porque na era das redes sociais, quem não tem participação digital corre o risco de não ser lembrado. Que tal conhecer melhor essa nova realidade? Confira!

O que é transformação digital?

A evolução da tecnologia acompanha a mudança do mercado. Invenções importantes, como a energia elétrica e o motor a combustão, criaram impérios e derrubaram outros. A diferença é que, nas últimas décadas, a internet gerou uma revolução de proporções inéditas e as novas ferramentas são aplicadas em todos os contextos.

Pare para pensar que, em 2009, o Facebook era um site pouco conhecido e o Instagram nem existia. Hoje, é difícil conhecer alguém que não tenha acesso, pelo menos, a um desses serviços. Da mesma forma, os negócios também são impactados e o mercado financeiro ganhou eficiência com a transformação digital.

As filas nas agências são substituídas pelo pagamento das contas pelo aplicativo. As fintechs dispensaram a estrutura física e oferecem todos os seus serviços pela internet, com tarifas menores que a dos grandes bancos, o que aumentou a inovação no setor. Ainda, todos os dados são salvos em nuvem e as pilhas de papel diminuíram.

Quais são os pilares da transformação digital?

Para identificar como a transformação digital impacta nos negócios, é comum a separação em três pilares que demonstram como as mudanças afetam a gestão de uma empresa.

  • experiência do cliente: com os mecanismos de busca e a presença nas redes sociais, é fácil pesquisar o preço da concorrência, então é necessário se adequar a essa realidade e estimular o engajamento do cliente com a marca;
  • processos operacionais: não é somente a entrega para o cliente que se tornou digital. Todos os processos da empresa podem ganhar eficiência com a tecnologia, o que diminui os custos e melhora a qualidade dos serviços prestados;
  • modelo de negócio: a chegada do mundo digital acabou com várias empresas tradicionais. Além da criação e extinção de mercados, as companhias precisam se adaptar sempre a essas rápidas mudanças.

Para que essas mudanças ocorram, existem alguns agentes da transformação digital, que fazem parte da rotina do mercado financeiro.

  • big data: capacidade de análise de um grande volume de dados, que possibilita conhecer melhor o cliente;
  • inteligência artificial: as máquinas são treinadas para pensar como os humanos e realizar as suas tarefas;
  • redes sociais: o mundo físico e o mundo digital se misturam, o que deixa as marcas mais próximas do seu público;
  • computação em nuvem: esqueça pen drive e HD externo. Os arquivos são armazenados na internet e podem ser acessados em qualquer lugar.

Quais são os benefícios dos softwares de gestão financeira?

Há poucas décadas, as vendas de uma empresa eram calculadas manualmente. A realidade da tecnologia é diferente e a padaria tradicional da esquina, por exemplo, já conta com softwares para aumentar a sua eficiência.

Essa é a principal função das plataformas de gestão financeira: conhecer melhor as condições do negócio, o que permite aumentar a produtividade e enxugar os custos. Quanto mais informações estiverem disponíveis, melhor é a tomada de decisão e maior é a chance de conquistar o público.

Existem empresas especializadas que oferecem os softwares voltados exclusivamente para o mercado financeiro, que contam com ferramentas como big data e inteligência artificial. A automação de processos deixou de ser uma tendência e virou uma necessidade para sobreviver nesse mercado competitivo.

Os pilares da transformação digital precisam ser conhecidos pelos gestores para melhorar a conexão com os clientes. Aplicar os seus conceitos é possível com soluções tecnológicas sob medida, que trazem ferramentas para a rotina dos colaboradores e elevam a produtividade, o que se traduz em mais oportunidades de negócio.

Gostou desse artigo? Então, siga nossas redes sociais e se mantenha informado sobre as novidades do mercado financeiro! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.​

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

criptografia no setor financeirobank as a platform
%d blogueiros gostam disto: