Qual a importância da tecnologia na agricultura?

 em Agronegócio

A tecnologia na agricultura tem como objetivo agregar praticidade e facilidade na execução de tarefas. Conforme os avanços do setor ao longo da história, como o surgimento de máquinas e fertilizantes para acelerar o processo de produção, novos procedimentos de gestão foram desenvolvidos para enfrentar a competição do setor.

Agora, consultores agrícolas, produtores rurais e gestores da agroindústria precisam se qualificar e conhecer as novas demandas tecnológicas, pois os avanços e a modernização no campo não param. Todos os anos surgem novidades.

Para você conhecer mais sobre essas inovações, capazes de transformar a vida do trabalhador, fizemos este post com os principais avanços tecnológicos. Não perca a seguir!

Principais avanços da tecnologia na agricultura

A tecnologia é uma importante ferramenta de auxílio na gestão do agronegócio. Com ela, é possível produzir de forma inteligente e, assim, aumentar os lucros da companhia. Veja a seguir alguns exemplos de ferramentas já incorporadas pelo campo e que fazem toda a diferença para o produtor rural.

Robôs

Os principais motores no avanço agrícola são robôs. Essa revolução aconteceu, principalmente, pela falta de mão de obra suficiente, pelo aumento da produtividade ou pela necessidade de proporcionar melhores condições de trabalho para tocar o negócio.

Os robôs se conectam de forma digital com drones, além de captar comandos via satélite, sensores terrestres ou de centros de dados de farmhouses, smartphones ou tablets.

Pulverizadores automatizados e tratores já podem aplicar sementes, pesticidas, água e nutrientes de forma mais específica e de acordo com a necessidade. Essa eficiência poderia ser ainda melhor se agrotóxicos fossem utilizados com base em nanomateriais e em liberação lenta.

Ferramentas de gestão

Softwares já foram desenvolvidos para atuar no ramo da agricultura. Com eles, é possível ter um maior controle da produtividade e conhecer o desempenho das atividades em geral. A chave para o sucesso do agronegócio é saber exatamente o que acontece no campo.

Para isso, os indicadores de desempenho (KPIs) são uma das melhores medidas. Eles auxiliam uma companhia a traçar e alcançar objetivos. Ao analisar a missão, identificam todas as partes interessadas e estabelecem metas. Dessa maneira, é possível encontrar uma forma de medir o progresso e direcionar ações.

Biotecnologia

De acordo com o relatório Metascan, em 2028, a biologia sintética será capaz de produzir diversos tipos de alimentos, inclusive bebidas e carnes a custos mais baixos dos atuais.

Quando se manipula genes, alimentos podem ser desenvolvidos com novos sabores ou propriedades. Com isso, espera-se que outros setores, como a indústria de biocombustíveis, se beneficiem dessa tecnologia, o que proporciona a criação de biorreatores a serem implementados em qualquer lugar.

Ademais, com o desafio de aumentar a produtividade e ocupar a menor área possível, a ciência tem investido no melhoramento genético de sementes e plantas. A meta é criar variedades mais resistentes a pragas e mais produtivas. Essa  tecnologia já pode ser encontrado em produtos, como o algodão, a soja e a cana.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão, a cada dia, aumenta o espaço no mercado. É um sistema que tem como principal meta reduzir os custos dos negócios e aumentar a produtividade por meio de tecnologias que envolvem GPSs, tratores, análise de solo, controladores de aplicação, entre outros.

Assim, esse tipo de agricultura visa a nutrir o campo de produção de forma exata, com o propósito de aplicar recursos e insumos no local apropriado para a produção, o que aumenta a produtividade e evita desperdícios no setor.

Dessa maneira, a agricultura de precisão otimiza os sistemas utilizados no campo com enfoque no manejo das diferenças produtivas. Além dos aspectos para envolver todo o processo, inclusive as variabilidades, que muitas vezes causam diferença na produção.

Os benefícios do avanço tecnológico no agronegócio

As vantagens da modernização no agronegócio para a população são cada vez mais decisivas para alavancar a produtividade no campo, a lucratividade dos negócios e da produção de alimentos e do bem-estar da sociedade rural e urbana.

A seguir, apresentamos mais algumas vantagens proporcionadas pelo avanço tecnológico para a sociedade como um todo.

Aumento da produção

A tecnologia é imprescindível para o aumento da produção, assim como para o aumento da produtividade. Além disso, ela é uma forte aliada na gestão de todos os processos envolvidos com a produção para proporcionar melhores resultados nos negócios.

Para que a agricultura continue a desempenhar esse papel, produzir energia, fibras e alimentos, é essencial a adoção de práticas tecnológicas modernas que garantam o crescimento da produtividade, a diminuição dos custos de produção e a oferta de alimentos com qualidade.

Tomada de decisões mais eficiente

A agricultura digital torna os processos mais ágeis ao facilitar a comunicação da companhia, seja ela interna, seja ela externa. A ideia é tornar todo o processo decisório mais assertivo e eficiente.

O uso da tecnologia no campo transforma operações complexas em rotinas simplificadas, o que favorece o processo decisório. Além disso, ela integra as informações de todos os setores do agronegócio, permite que os gestores tenham uma visão geral do negócio. Isso vai facilitar a tomada de decisão.

Menores impactos ambientais

A utilização de softwares sofisticados na agricultura auxilia na diminuição do consumo de insumos, fertilizantes e pesticidas. Além disso, a tecnologia também ajuda a economizar em diversas etapas do processo produtivo no campo, o que significa menos lançamento de gás carbônico na atmosfera.

Ademais, ela promove o desenvolvimento de novas soluções sustentáveis de fonte de energia, como é o caso dos biocombustíveis. Tudo isso minimiza os impactos ambientais no planeta.

Graças a adoção da tecnologia na agricultura, o país atinge recordes impressionantes de produção. Isso comprova que a modernização é muito importante, pois apenas a combinação de clima, mão de obra e terra já não é mais suficiente para garantir ótimos resultados econômicos para o produtor rural e oferecer alimentos de qualidade e a preços justos para a população nacional e internacional.

Gostou do nosso conteúdo sobre a importância da tecnologia no campo? Se você está em busca de soluções tecnológicas sofisticadas para viabilizar os seus negócios, entre em contato com a Softfocus!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

contabilidade ruralmelhorar a qualidade dos produtos agrícolas
%d blogueiros gostam disto: