Saiba como aumentar produtividade da sua equipe

 em Dicas

Como aumentar a produtividade da equipe, eis a questão — para quem deseja dar agilidade à organização e torná-la reconhecida pela sua eficiência operacional, será preciso compreender, antes de mais nada, que a melhor maneira (se não a única!) de fazer com que isso aconteça é criando um ambiente produtivo e organizado.

E foi por essa razão que preparamos este artigo, para mostrar o que pode ser feito para maximizar o rendimento dos colaboradores e, consequentemente, melhorar os resultados do seu negócio.

Aqui, vamos apresentar algumas estratégias para aplicar na sua gestão e que certamente lhe ajudarão a aumentar a produtividade da equipe. A leitura é importante e por isso merece toda a sua atenção. Não perca!

Estabeleça metas individuais e para o grupo

O primeiro passo para aumentar a produtividade da equipe é o estabelecimento de metas, que devem ser criadas sobre duas perspectivas: para cada indivíduo e para o grupo.

Quanto aos seus períodos de consecução, uma boa ideia é estabelecê-las para o bimestre ou trimestre, “quebrando” os trabalhos em pequenas partes para que possam ser melhor gerenciados e atribuídos, por exemplo.

Diferencie o urgente do importante

Embora normalmente associadas, as tarefas urgentes nem sempre são as mais importantes. Do mesmo modo, as mais importantes nem sempre serão urgentes.

Mesmo que pareça algo um tanto quanto confuso, é necessário que você saiba diferenciar o “urgente” do “importante” para que você consiga otimizar a organização das atividades.

De acordo o Dr. Stephen R. Covey, autor de “Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes“, os afazeres importantes são aqueles que exigem planejamento e que precisam ser pensados com antecedência, pois têm tempo para a execução.

Já os urgentes, por sua vez, exigem atenção imediata e são motivados por prazos curtos. A importância que se dá a eles é relacionada apenas à sua entrega e nada mais.

Forneça ferramentas e tecnologias adequadas à produtividade

Outra dica que não poderia faltar diz respeito ao uso das ferramentas e tecnologias para produtividade. Nesse sentido, estamos nos referindo sobretudo aos softwares e aplicativos para web e também para os dispositivos móveis (tablets e smartphones).

As opções são inúmeras, mas de maneira geral, ao utilizar as soluções adequadas, sua equipe conseguirá:

  • automatizar parte dos processos;
  • organizar e centralizar as atividades;
  • reduzir os retrabalhos;
  • melhorar os tempos de execução.

Elimine o “multitarefa”

Por último, elimine o multitarefa. E o porquê disso? A resposta: porque ao contrário do que muitos ainda pensam, trabalhar em duas ou mais tarefas ao mesmo tempo não significa produzir mais.

Na verdade, sabe-se que essa abordagem é uma das principais inimigas de quem quer aumentar a produtividade. Sendo assim, oriente a sua equipe para executá-las de forma individual até terminá-las, não interrompendo para a realização de outras.

Tenha em mente que quando se opta por fazer tudo junto, o mais provável é que nada seja concluído em tempo hábil. Simples assim.

Se você gostou deste artigo sobre produtividade da equipe e deseja ficar por dentro de outras informações tão relevantes quanto essas, assine a nossa newsletter agora mesmo!

 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Gestão de riscosAutomatização de processos: como fazer no setor financeiro?
%d blogueiros gostam disto: