Saiba como funciona a automação bancária

 em Dicas

Nos dias de hoje, é comprovado que as empresas que investem em tecnologias conseguem aumentar seu nível de produtividade e reduzir custos. Seguindo essa tendência, a automação bancária ajuda a tornar os processos mais ágeis, facilita o atendimento via canais digitais, entre outros benefícios.

Duas soluções que fazem parte desse processo de automação e são muito usados pelos clientes atuais são o mobile banking e internet banking. Ambas as tecnologias são usadas para uma série de transações que não dependem mais do suporte de um atendente, tais como transferências, pagamentos de boletos, conferência de extrato e saldo, entre outras.

Abaixo, explicaremos os principais benefícios que tornam os processos de automação bancária uma tendência no mercado.

Agilidade para a execução de diferentes processos

A automação bancária, que nada mais é do que o uso de ferramentas tecnológicas no lugar de processos manuais, é um processo que se iniciou há algumas décadas. Porém, é atualmente que os consumidores conseguem ter os maiores benefícios que essas soluções podem proporcionar.

Sem dúvidas, uma das principais vantagens criadas a partir da automação é a otimização do atendimento. O setor bancário é um dos campeões em reclamações de relacionamento com os consumidores, pela demora e também pela burocracia.

Com as facilidades criadas pela tecnologia, muitos dos principais problemas dos clientes podem ser resolvidos usando um computador ou mesmo um smartphone. Até mesmo os caixas eletrônicos estão sendo menos requisitados, pois basicamente só servem para o saque de dinheiro em espécie.

Pagamento de contas, conferência de saldo, solicitação de crédito e novos cartões, segunda via de comprovantes de pagamentos, investimentos e até mesmo a habilitação do cartão para uso no exterior, são solicitações que podem ser facilmente resolvidas online. O resultado são agências cada vez mais vazias e clientes satisfeitos.

Atendimento simplificado e redução de custos

A partir do momento em que muitas solicitações podem ser resolvidas online, as agências bancárias podem concentrar menos funcionários nos postos de atendimento. Com isso, eles podem ser realocados em outras funções internas e, consequentemente, os gastos com contratações serão menores.

Outra tecnologia que pode ser usada para dinamizar o atendimento é o chatbot, um software que simula uma conversa humana e serve para esclarecer dúvidas recorrentes dos clientes por mensagens. Assim, somente assuntos mais complexos e burocráticos precisarão ser tratados com funcionários reais ou na agência bancária.

Transações ainda mais seguras

Algumas pessoas, principalmente as mais velhas, têm dúvidas e desconfianças quanto à segurança dos meios tecnológicos. Mas, em se tratando de processos bancários, todas as soluções disponibilizadas ao público são 100% seguras contra fraudes.

É claro que o usuário também precisa seguir algumas recomendações, como não divulgar suas senhas, dados da conta e números de documento. Mas, em geral, usar o aplicativo do banco no celular ou instalado em um computador pessoal é super confiável.

Todo o sistema é monitorado e preparado para reagir a possíveis ataques. Além do mais, o setor financeiro é obrigado a seguir protocolos que garantam não apenas sua segurança, mas a de seus clientes também.

E você, já conhecia todas essas informações sobre automação bancária? Aproveite também para ler o post que já fizemos sobre simulação de crédito!

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