Saiba como obter lucro em uma pequena propriedade rural

 em Agronegócio

Você sabe como obter lucro em uma pequena propriedade rural? Existem diversas formas de fazer isso, no entanto, é necessário estar atento e usar as estratégias adequadas para alcançar os seus objetivos. É bem verdade que administrar uma propriedade rural não é nada fácil, mas com um bom planejamento e organização é possível otimizar os processos para torná-los mais eficientes.

Hoje em dia, a tecnologia, por exemplo, tem facilitado muito a rotina dos produtores rurais, além de possibilitar um melhor controle de sua gestão, ela também faz com que seja possível ter uma visão mais ampla do negócio como um todo.

Neste artigo vamos ensiná-lo a como obter lucro em uma pequena propriedade rural, com o intuito de fazê-la crescer e se destacar da acirrada concorrência. Continue a leitura!

Aposte no manejo integrado na propriedade rural

Apostar no manejo integrado em sua propriedade rural é de suma importância para garantir a redução de custos na produção. Vamos dar o exemplo dos pecuaristas, eles reaproveitam o esterco de herbívoros, como vacas e bois, para adubar as plantações.

Sendo assim, você pode fazer o reaproveitamento do esterco suíno na alimentação das aves, pois ele é rico em sobras de ração e grãos. Nesse momento, o esterco líquido deve ser guardado em tanque, no qual será realizada a drenagem do chorume e a parte sólida (grãos e sobras de ração) será separada.

Essa redução de custos possibilitará que novos investimentos sejam feitos em sua propriedade, a fim de aumentar a sua produção, qualidade dos produtos e, consequentemente, a sua lucratividade.

Adote tecnologias

Quando o assunto é otimização de processos, o uso da tecnologia se faz indispensável. Esse tipo de investimento garante o sucesso de muitas operações, principalmente em relação ao custo-benefício de todas as atividades da propriedade rural.

Sistemas de irrigação, por exemplo, garantem que as lavouras sejam regadas adequadamente, mesmo em períodos de estiagem. Os pulverizadores, por sua vez, facilitam a pulverização de inseticidas com o objetivo de evitar perdas na lavoura.

Percebeu como a tecnologia vai facilitar a sua rotina e de seus colaboradores? Adotá-la vai proporcionar muito mais eficiência no dia a dia e, com certeza, otimizará a produtividade de todos os envolvidos.

Diversifique a produção

A diversificação da produção pode ser o que faltava para a sua propriedade rural ser mais lucrativa. Oferecer um mix de produtos é uma excelente alternativa, principalmente para quem aposta no manejo integrado. Isso porque será possível alcançar um número de consumidores muito maior, os quais têm preferências e costumes diferentes.

Portanto, se o seu nicho de mercado não tem uma alta demanda de um determinado produto, a diversificação pode ser saída para manter seus rendimentos sempre no azul.

Busque parcerias lucrativas

Pequenos produtores rurais precisam pensar em fazer boas parcerias para conseguir se destacar no mercado, tanto pela qualidade dos produtos oferecidos quanto pelo preço. Essa questão é fundamental, pois ajudará a definir se o seu negócio é capaz de se manter firme mesmo diante de tanta concorrência.

Dessa forma, é interessante fazer parcerias por meio de cooperativas de produtores, associações e agremiações. Essa é a oportunidade que você precisava para unir seus interesses ao de vários outros profissionais para otimizar a compra e venda de diversas matérias-primas, com descontos em insumos e maior escala de entrega de produtos.

Invista no turismo rural

Já pensou em abrir as portas da sua propriedade rural para os turistas? Muitos produtores rurais já aderiram essa ideia e estão lucrando bastante com isso. O turismo rural agrega valor aos produtos que você oferece, promove a valorização dos hábitos culturais da região e, inclusive, dos seus produtos.

Para colocar isso em prática, é preciso investir no local. Que tal montar um restaurante para servir comidas típicas? Aproveite a oportunidade para oferecer uma degustação dos itens feitos no local e leve os turistas para conhecer o processo de produção, por exemplo.

Tenha um software de gestão

O software de gestão fornecerá a você todos os dados necessários para analisar os custos, melhorar o manejo, fazer um maior controle dos insumos etc. Todas essas informações o ajudarão a tomar decisões mais eficientes e acertadas, diminuindo os riscos de investimentos errados que trazem prejuízos aos negócios.

Mesmo em uma propriedade rural pequena, o uso do software é muito importante para manter todos os dados organizados. Assim, conforme sua produção aumenta, você não precisará se preocupar com planilhas manuais ou anotações avulsas que podem extraviar informações importantes da sua propriedade.

Domine todo o processo de produção

Essa é uma dica muito interessante, no entanto, você só deve aplicá-la se houverem condições financeiras viáveis para isso, ok? Dominar o processo de produção, como a criação, a engorda, o abate até a venda direta ao consumidor final é uma ideia vantajosa porque sem a participação de terceiros é possível melhorar os preços e otimizar os lucros da sua pequena propriedade rural.

Mas, antes de qualquer decisão, analise com cuidado a atual situação financeira do seu negócio e, se necessário, procure por parceiros que ofereçam serviços de qualidade e que possibilitem uma boa negociação nos valores das matérias-primas.

Busque crédito para investir na propriedade

Existe um empecilho que, muitas vezes, impede o pequeno produtor rural de crescer: recursos financeiros. Quando isso não é o suficiente para realizar investimentos na propriedade, o negócio começa a perder força no mercado e, consequentemente, ficar atrás da concorrência.

Ao mesmo tempo, existe uma solução muito simples para esse problema. As Cooperativas de Crédito oferecem diversas oportunidades para que o pequeno agricultor possa ganhar espaço no seu segmento e, com isso, melhorar a sua lucratividade. Procure uma Cooperativa mais próxima de você e avalie as condições de crédito que ela oferece.

Saber como obter lucro em uma pequena propriedade rural é muito importante para garantir o bom desenvolvimento do seu negócio. Você bem sabe que a concorrência, hoje em dia, é muito acirrada, por isso, todo tipo de investimento é bem-vindo para assegurar que seus concorrentes não terão vantagem sobre você. Mantenha-se competitivo e invista em tecnologia para acelerar a produção e reduzir os seus custos.

Por falar em investimento em tecnologia, entre em contato agora mesmo com a SoftFocus para saber o que podemos fazer pelo seu negócio!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

fluxo de caixa na agriculturaaplicação de defensivos agrícolas
%d blogueiros gostam disto: