Tire 4 dúvidas sobre o score de crédito!

 em Crédito Rural

Você sabe o que é score de crédito e como funciona? Essa é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a vida do consumidor no momento em que precisar de serviços financeiros.

Geralmente, quando você precisa de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos e faz uma solicitação em uma instituição financeira, ela recolhe os seus dados e faz uma análise de crédito. Essa análise pode ser feita por meio de do score de crédito.

Ficou interessado no assunto? Então acompanhe algumas dicas para você saber usar o score de crédito e utilizá-lo a seu favor no momento em que precisar.

1. O que é score de crédito?

O score de crédito é uma soma de pontos que indica qual a possibilidade de você pagar suas contas em dia ou não, de acordo com seu histórico de pagamentos e sua vida como consumidor.

Esse instrumento é muito utilizado por lojistas, bancos e financeiras que, para conceder créditos ao consumidor, consultam sua pontuação primeiro. Cada instituição tem seu próprio padrão de aprovação de créditos. Por isso, se sua característica é positiva ou negativa vai depender dos critérios de cada uma.

2. Como funciona?

A pontuação do score costuma variar de 0 a 1000. Quanto mais próximo de 1000 sua pontuação estiver, mais chances você terá de conseguir um crédito. O cálculo dessa pontuação está baseado em registros do SPC e Serasa, idade, renda e estado civil.

Diante dessas informações, o sistema faz um cálculo estatístico que relacionará a pontuação do consumidor. Uma baixa pontuação pode indicar um alto índice de inadimplência da sua parte. Já uma pontuação alta caracteriza você como um bom pagador.

Desse modo, a somatória dos pontos do score de crédito funciona da seguinte maneira:

  • até 300 pontos — risco alto de inadimplência;
  • entre 300 e 700 — risco médio de inadimplência;
  • acima de 700 — risco baixo.

3. Como consultar o meu score?

Muitas empresas disponibilizam esse tipo de consulta gratuitamente, como é o caso do Serasa Score. Basta acessar o site e se cadastrar.

Para o cadastro, você precisará informar alguns dados, como número do CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Por meio deles, o sistema fará uma varredura, buscando todos os seus dados como consumidor. Algumas empresas cobram pela consulta. Por isso, tenha cuidado!

Dessa forma, você pode acompanhar com frequência como está sua pontuação e planejar melhor suas compras e solicitações financeiras.

4. Como melhorar minha pontuação?

Essa é uma das principais dúvidas do consumidor, pois muitos precisam de aprovação de crédito para realizar um sonho, como o da casa própria, por exemplo. Para isso, vale a pena investir em aumentar seus pontos no score.

Para melhorar essa pontuação, o primeiro passo é limpar o seu nome, caso ele esteja sujo, negociando suas dívidas com os credores.

Em seguida, atualize seus dados nas instituições financeiras e nos sites de proteção ao crédito, pague suas contas em dia ou, se possível, antecipadamente. Abra um cadastro positivo para que suas contas pagas comecem a ser registradas, gerando um histórico de bom pagador.

Agora você já sabe que se precisar solicitar um cartão de crédito ou um financiamento, seu nome poderá passar pelo score de crédito. Seguindo essas dicas, você saberá qual seu perfil como consumidor e sua probabilidade de conseguir esses benefícios.

Gostou das nossas dicas sobre score de crédito? Então leia nosso próximo post e conheça quatro dicas para otimizar a análise de crédito!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

direito ao ProagroFique por dentro da política de financiamento do BNDES para 2018
%d blogueiros gostam disto: