Veja o que é política de crédito e porque é importante para a empresa

 em Crédito Rural

É fundamental manter um bom relacionamento com o cliente e seus funcionários. Para isso, a empresa precisa criar políticas que contribuam para um relacionamento produtivo e de confiança entre os envolvidos. Eis que entra a política de crédito, que resolve problemas como inadimplência de clientes, gera crescimento nas empresas, melhora a qualidade dos resultados e assim por diante.

Uma série de normas são estabelecidas para que ocorra um equilíbrio dentro da empresa. As metas envolvem a obtenção de lucro, de acordo com análises de riscos e benefícios. Com isso, o cliente tem uma satisfatória opinião e se manterá como cliente.

Será explicado ao decorrer do texto, o que são políticas de crédito e como funcionam na prática. Além disso, listamos os motivos que levam as empresas a confiar nesse tipo de ação. Os tipos e os métodos que as empresas utilizam para esses créditos também serão abordados. Confira!

O que é política de crédito e qual sua finalidade?

As empresas precisam traçar estratégias para resolver questões financeiras e assuntos que envolvam empréstimos aos clientes. Nesse momento entra a política de crédito ou política de concessão de crédito. A partir de normas estabelecidas, a companhia tem a finalidade de equilibrar os lucros com as necessidades do cliente.

Contudo, para gerenciar uma política de crédito é preciso primeiro saber como está a situação e a capacidade financeira da empresa. Além disso, é necessário estabelecer metas que façam a instituição obter lucros, anulando os riscos.

Alguns momentos merecem atenção, como quando o cliente não efetua os pagamentos no prazo e se torna inadimplente. Nesse caso, a alternativa é buscar pelas seguintes soluções que tornam o número de inadimplência menor:

  • dedicar um departamento de RH em crédito para os clientes;
  • ser cauteloso ao buscar dados durante uma entrevista ao cliente;
  • ser isento na hora da análise e providenciar a mensuração do índice de inadimplência.

Como as políticas de concessão de crédito contribuem para o fluxo da sua empresa?

Para que a empresa possa passar para um próximo estágio, alguns fatores devem ser considerados. Alcançar novos negócios, atingir metas e fazer com que os clientes sejam corretos em seus pagamentos é uma jornada longa e árdua.

A seguir, é possível conferir uma lista com dicas de desenvolvimento que levam uma organização a prosseguir com esse tipo de ação:

  • analisar os possíveis riscos;
  • conceder o crédito conforme o cliente;
  • automatizar os métodos de avaliação;
  • otimizar o processo de cobranças.

Com isso, foi possível compreender um pouco como planejar e estruturar uma política de crédito nas organizações. Como consequência, a saúde do seu negócio vai melhorar e ocorrerá uma redução nas dívidas, por exemplo.

Quais são os tipos de política e como saber qual é o melhor?

Existem modos de poder classificar políticas de crédito dentro das empresas. Os seguintes tipos de crédito podem variar de acordo com os métodos utilizados pela companhia e conforme a postura do cliente:

  • crédito comercial;
  • crédito de custeio ou industrial;
  • crédito de investimento;

Vale ressaltar que para definir a melhor política de crédito é preciso seguir algumas dicas, como: definir o objetivo do crédito, procurar taxas acessíveis e ficar atento aos valores das parcelas.

Com a leitura deste texto foi possível entender o que são e para que servem as políticas de crédito ou políticas de concessão de crédito. Assim como compreender a importância delas dentro de uma organização e conhecer os tipos de crédito que envolvem um contato direto com o cliente.

Agora que você sabe o que é uma política de concessão, saiba também como contratar a melhor opção de crédito!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

subsídios ao crédito rurallinhas de crédito do pronaf
%d blogueiros gostam disto: