Você precisa contratar crédito? Saiba como escolher a melhor opção!

 em Crédito Rural

Contratar crédito é uma ótima opção para os produtores que querem investir na sua lavoura. Afinal, com o desenvolvimento da tecnologia surgem inovações que aumentam a eficiência da produção e otimizam os recursos utilizados, permitindo resultados melhores em cada safra.

O problema é que nem todos se preparam adequadamente para pegar esse financiamento. Sem um planejamento prévio, as chances de ficar inadimplente ou atrasar as parcelas é alta. Por isso, escolher a melhor opção faz toda a diferença para o empreendedor do campo.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas infalíveis para você encontrar o crédito ideal para a sua propriedade. Continue a leitura e confira!

Calcule o valor necessário

Ok, você tomou a decisão de contratar crédito. Mas sabe, exatamente, o valor de que precisa? Essa pergunta é importante porque os juros são cobrados sobre o total — ou seja, errar essa conta aumenta o custo final do empréstimo.

Antes de procurar as cooperativas ou os bancos, uma boa dica é fazer simulações em que você adiciona o valor do crédito e em quantas parcelas deseja pagá-lo. Automaticamente, o programa usado calculará o custo mensal do financiamento por mês, com a taxa de juros, o que possibilita comparar as opções. Esses programas estão disponíveis nos sites das próprias instituições.

Faça um planejamento para contratar crédito

Quando uma pessoa pega um empréstimo, ela se compromete a quitar essa dívida em um período determinado de tempo, o que demanda uma reorganização no seu orçamento. Inclusive, se os resultados esperados são de longo prazo, o produtor deve criar uma reserva financeira para fugir das dívidas.

Então, para não haver riscos de inadimplência, o valor das parcelas não pode comprometer mais do que 25% da sua renda mensal. E é nesse sentido que é importante fazer um projeto para a utilização do crédito. Ele indicará se o aumento no faturamento da lavoura será capaz de cobrir os custos nos próximos meses.

Pesquise as opções existentes

Dezenas de instituições oferecem o crédito rural ou outras modalidades de financiamento para o agronegócio. Algumas taxas são fixas e determinadas pelo Governo Federal, mas existem ainda os custos operacionais, que variam em cada opção. Assim, é recomendado realizar uma pesquisa para buscar a melhor oportunidade.

O Custo Efetivo Total (CET) é uma informação importante nessa pesquisa. Como a taxa de juros é cobrada ao mês ou ao ano, quanto maior for o prazo de pagamento, maior será o custo final. Nesse sentido, o produtor deve buscar as condições ideais para a sua situação financeira e negociar uma diminuição nesse CET.

Busque as melhores condições, mas com cautela

As condições do crédito rural costumam ser mais vantajosas para o produtor, mas é preciso desconfiar de ofertas que fogem da média do mercado. Por isso, antes de pegar o empréstimo, pesquise também a reputação daquela instituição e leia o feedback de outras pessoas do ramo sobre a negociação.

O mais recomendado é buscar uma cooperativa de crédito. Essas instituições oferecem os principais serviços financeiros que existem nos bancos, mas com o diferencial de que o produtor é um dos seus donos, tendo voz ativa nas decisões. Dessa forma, é possível acessar o crédito com mais facilidade e melhores taxas.

Enfim, com essas informações, você pode já contratar crédito com taxas mais atrativas e condições de pagamento compatíveis com a sua realidade financeira. Esse financiamento, quando bem escolhido, traz vários benefícios para quem produz — podendo ser o diferencial para modernizar a lavoura e aumentar o faturamento com a safra!

A SoftFocus atua junto às instituições financeiras e cria soluções tecnológicas para as propriedades rurais. Então, se você gostou deste conteúdo, aproveite para entrar em contato conosco e veja como podemos transformar o seu negócio!

Powered by Rock Convert
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

o que é crédito consignadorelacionamento com o cliente
%d blogueiros gostam disto: