Você sabe como fazer cálculo de calagem? Descubra aqui!

 em Agronegócio

Os processos de correção do solo, como o cálculo de calagem, podem aumentar a produtividade em mais de 100% em relação às situações em que não são utilizados. Sendo assim, todo produtor agrícola deve conhecer alguns deles para não acabar perdendo dinheiro.

A calagem é um dos processos mais utilizados, mas sua aplicação requer cuidado e conhecimento. É por isso que fizemos este texto. Confira nossas dicas e aprenda a fazer o cálculo de calagem corretamente.

Importância do cálculo de calagem

A calagem é um processo utilizado quando é preciso aumentar o teor de calcário no solo, a fim de corrigir o pH, ou seja, a acidez, para uma faixa apropriada para absorção de cálcio e magnésio das plantas.

A aplicação do calcário pode ser feita de forma incorporada (seguida de aração e gradagem) ou superficial (sobre a superfície do solo sem revolvimento), sendo que para o plantio direto, a aplicação ocorre de forma superficial.

Para que os resultados sejam satisfatórios, é necessário executar corretamente o cálculo de calagem, da forma que apresentamos a seguir.

Método da saturação por bases

Existem vários métodos para cálculo de calagem. Neste texto, optamos por apresentar o mais utilizado no Brasil, que é o método da saturação por bases.

Devemos, primeiro, conhecer as variáveis: necessidade de calcário (NC, em t/ha); capacidade de troca de cátions (CTC, em cmolc/dm³); porcentagem de saturação por bases desejadas (V2); porcentagem de saturação por bases atuais do solo (V1); e poder relativo de neutralização do calcário (PRNC).

Com os dados em mãos, após análise do solo e conhecimento dos valores desejados de acordo com as culturas a serem aplicadas, utilizamos a seguinte fórmula NC = [CTC x (V2 – V1) x (100/PRNC)]/100.

Caso seja preciso calcular os valores para porcentagem de saturação por bases, podemos utilizar a fórmula V = [soma de bases (K + Ca + Mg + Na) x 100]/CTC, sendo que o sódio muitas vezes é ignorado por ter quantidade pequena em relação aos outros nutrientes.

Hoje em dia, com a tecnologia a nosso favor, existe uma facilidade enorme para cálculos como esse. Temos, por exemplo, alguns aplicativos que realizam essa conta para você.

Importância da correção do solo

Como muitas vezes o solo não está preparado para acolher o cultivo e produção agrícola que desejamos, alguns nutrientes podem estar em falta ou se apresentar em excesso.

Os nutrientes são absorvidos pelas raízes das plantas, de modo que sua disposição na camada superficial é de extrema importância para nutrição da cultura.

Por esse motivo, alguns processos foram inseridos na prática da agricultura, como a calagem, a fim de corrigir a concentração de nutrientes específicos, de acordo com a cultura a ser produzida.

Não se esqueça que para uma boa administração da produção, você deve procurar por ferramentas para agilizar seus processos, obtendo, assim, maior produtividade e lucro no futuro.

Agora que você já sabe como realizar de maneira correta o cálculo de calagem, aproveite para nos seguir em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Twitter.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

administração ruralfluxo de caixa na agricultura
%d blogueiros gostam disto: